DSC_0232Com um vasto material cultural e ao som do cantor sanjoanense Júlio Soares, a Câmara de São João da Barra deu início nesta terça (22) ao projeto “Câmara Cultural” com a presença de secretários municipais, vereadores e trabalhos de artistas locais. A mostra permanece em cartaz no plenário da Câmara até o dia 31 de julho, de segunda a sexta, das 8h às 17h, exceto aos sábados e domingos.

O evento que prossegue até o próximo dia 31, com o tema “Quinto Distrito”, tem como principal atração, uma mostra de artesanato e produtos agrícolas daquela região, além de uma exposição fotográfica com cerca de 40 fotos das belezas naturais do local. Na próxima quinta-feira, às 19h, terá apresentação musical com o grupo Unidos do Forró e encerrando com a banda Chapéu de Lona.

Segundo o presidente Aluízio Siqueira, o objetivo dos trabalhos é aproximar as pessoas da Câmara.

– A partir de agora vamos trazer os distritos para a Câmara com objetivo de aproximar as pessoas. Já estamos com um calendário cultural pronto, onde em janeiro vamos trazer as belezas de Barcelos, – disse.DSC_0228

A secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Fernandes Soares, esteve presente no evento e destacou a grande iniciativa do presidente.

– É uma iniciativa louvável do poder legislativo através dos artistas sanjoanenses, principalmente pelo artesanato e agricultura local, incentivando tais práticas, – acrescentou.

Os artesanatos foram feitos por vários artesãos do Quinto, com materiais típicos de lá como a taboa (porta-revista, espelho, bolsa, vasos), organizados pela artesã Mauriceia Teixeira. Há, também, artigos de crochê e ponto de cruz, assim como arranjos rústicos. O público vai poder ver, ainda, produtos cultivados naquelas terras como: laranja, beterraba, aipim, quiabo, cana de açúcar, goiaba e abacaxi.

O vereador Alex Firme parabenizou a ação e afirmou já ter solicitado ao governo municipal, a criação da Fundação Cultural que é um sonho da população.

– É importante a integração local fortalecendo ainda mais a cultura do nosso município, – concluiu.

 DSC_0231