Atletas do município conquistaram bons resultados na terceira etapa do Circuito Brasileiro e integram o Top 16 do Ranking
O bodyboarding de São João da Barra confirmou sua ascensão no cenário nacional após a boa participação de Adejaldo Silva e André Luiz na terceira etapa do Circuito Brasileiro, na praia de Barra do Jucu, em Vila Velha-ES. Apoiados pela Prefeitura de São João da Barra e competindo na categoria profissional, eles terminaram a competição, realizada entre os dias 16 e 19 de agosto, empatados na nona colocação.
As performances confirmaram os dois atletas entre os 16 melhores no Ranking Nacional – até o momento com Adejaldo em nono e André na 16ª colocação –, que é o somatório de pontos nas três etapas do Circuito Nacional. A primeira etapa, em abril, aconteceu, na praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú-SC. A segunda foi realizada em junho, em Itacoatiara, Niterói-RJ.
Outro sanjoanense disputando o Circuito Brasileiro entre os profissionais, Lúcio Santana, que é atual campeão estadual Profissional, ocupa a 18ª posição no Ranking e chegará na última etapa do Brasileiro, em dezembro, em Fortaleza, com chances reais de ficar entre os 16, que significa a participação direta no Circuito 2019, sem a necessidade de passar pelas triagens em cada etapa.
A evolução de São João da Barra no esporte, de acordo com o presidente da União dos Bodyboarders de Campos e São João da Barra, Sérgio Gomes, teve início a partir de 2012, quando os integrantes do Centro de Treinamento de Bodyboarding Thiago Corrêa começaram a competir nas categorias amadoras e muitos deles avançaram, nesse tempo, até a categoria profissional, surgindo, em consequência, bons resultados.
“Até o surgimento da escolinha, poucos atletas do município haviam chegado às disputas profissionais. A partir daí, a modalidade avançou em São João da Barra e os resultados vêm aparecendo nas grandes competições. Exemplo é a colocação de Adejaldo e de André Luís nos Tops 16 do Ranking Brasileiro, com grandes chances de Lúcio Santana também integrar essa lista a partir de sua participação na última etapa, em novembro, no Ceará”, explicou Sérgio, que é também coordenador do Centro e Treinamento.
O Centro de Treinamento Thiago Corrêa leva o nome de um dos principais atletas de bordyboarding de São João da Barra que, pouco antes do trágico acidente que culminou com sua morte, em 2012, idealizou e pôs em prática o projeto, juntamente com outros adeptos da modalidade da praia de Grussaí. Atualmente, Adejaldo, André, Lúcio e outros atletas de São João da Barra que se destacam no boadyboarding sanjoanense atuam como instrutores no Centro de Treinamentos.
– Por meio do auxilio para atletas em modalidades individuais, o município vem apoiando talentos do boadyboarding e de outras modalidades em importantes competições nacionais e, até mesmo, internacionais. No Circuito Brasileiro de Boadyboarding, além dos atletas na categoria profissional, estão competindo, também, Adriano Barreto e Tayan Machado, na Open, e Augusto Monteiro, na Master – explicou o diretor do Departamento de Esportes, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, João Paulo Almeida.
Fonte: Secom – SJB