3997_080715133659_unnamed__3_

Foto: Divulgação

A Secretaria de Transportes e Trânsito de São João da Barra, por meio do Setor de Educação para o Trânsito e Projeto, e em parceria com a empresa Prumo vem implementando a campanha educativa “Trânsito Seguro, Abrace essa Idéia”. O objetivo é alertar motoristas que trafegam pela BR 356 e RJ 240, principais vias de acesso ao Porto do Açu, sobre a possível presença de animais soltos nas proximidades da pista.

Segundo a coordenadora do Setor de Educação para o Trânsito e Projeto, Marilena Cintra, a campanha de prevenção e conscientização é desenvolvida através de blitz de trânsito onde acontece distribuição de folhetos explicativos informando sobre os perigos que os animais representam na pista e os procedimentos necessários para minimizar os riscos de acidentes.

“A intenção é conscientizar produtores rurais para que não deixem animais soltos nas estradas e alertar os motoristas para o problema”, disse Marilena, acrescentando que a campanha foi iniciada na última quarta-feira, 08, em Cajueiro, e prosseguiu na sexta-feira, 09, em Degredo, dia 15 em Barcelos, 17 em Rua Nova e 22 em Palacete.

O gerente de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) da Prumo, Vinícius Silva, lembra que deixar animais soltos é crime e o proprietário é responsabilizado pelos prejuízos causados ao veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. “Além disso, esta atitude pode colocar em risco a vida das pessoas que trafegam pelas rodovias diariamente”, declarou.

De acordo com o secretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho, apesar da apreensão de animais na BR 356 ser de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/Polícia Rodoviária Federal e, na RJ 240, ser de competência do BPRv (Unidade Operacional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) “estamos implementando essa campanha e realizando apreensões nas localidades que margeiam essas estradas visando a preservação da vida humana”.

Lei 370/2015 – O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco, sancionou a lei 370/2015 que dispõe sobre apreensão de animais de médio e grande porte soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação e logradouros públicos do município, que será publicada na próxima segunda-feira. “Com a publicação desta lei, a primeira no município voltada para esta área, estaremos mais uma vez dando um passo para coibir acidentes causados por animais soltos na pista”, disse o prefeito.

Fonte: Secom – SJB