Pela segunda vez consecutiva ação é realizada no trevo de acesso ao Porto do Açu
Entre as medidas de prevenção e enfrentamento da propagação do coronavírus (Covid-19), realizadas pela Prefeitura de São João da Barra, a barreira sanitária vem alcançando resultados positivos com uma maior adesão ao padrão de higienização exigido nos ônibus fretados que transportam trabalhadores. Ontem, dia 26, pela segunda vez consecutiva a ação aconteceu no trevo de acesso ao Porto do Açu. A abordagem é feita, também, em carros e caminhões.
“Todos os ônibus são parados e vistoriados, além de carros e caminhões. Estamos verificando se todos estão cumprindo as normas de higienização, estabelecidas no decreto, e outras normas de prevenção ao coronavírus”, explicou o coordenadora de Vigilância Sanitária , Samia Damas, ressaltando que alguns ônibus estavam com excesso de capacidade de passageiros descumprindo os termos do decreto.
Dois ônibus e vários veículos pequenos com trabalhadores, de acordo com com o coordenador de Vigilância em Saúde, Sávio Sabóia, tiveram que retornar por estarem fora do padrão de higienização. “A grande maioria, portanto, já fez a adequação e o trabalho de prevenção nesses últimos dias surtiu efeito positivo. Estamos fazendo a nossa parte, não permitindo que sigam viagem os ônibus fora das condições de padrão de higienização e das normas de prevenção”, completou.
A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Guarda Civil Municipal e Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), políciais do 8° Batalhão de Polícia Militar e da 145ª Delegacia de Polícia. Representantes da Porto do Açu também participaram. Esse trabalho é considerado importante por direcionar para quarentena, após triagem, passageiros procedentes de São Paulo, Rio de Janeiro e de outras regiões onde há propagação do vírus.
Desde sexta-feira, 20, na BR-356, área do distrito de Barcelos, que faz divisa com o município de Campos dos Goytacazes, que a ação vem sendo implementada.
Fonte: Secom – SJB