Dominando o jogo desde o início, equipe do 5º distrito venceu na final o Sanjoanense por 4 a 1, na noite de sexta-feira

Foto: Divulgação

Barcelos sagrou-se, pela quarta vez, campeão de futebol amador de São João da Barra ao derrotar o Sanjoanese por 4 a 1, na noite de sexta-feira, 17. Um grande público compareceu ao Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá para assistir à final da competição, que esse ano levou o nome de Taça José Eni Vilaça. A equipe do 5º distrito também conquistou o título nos anos de 2008, 2012 e 2014.

A entrega da premiação contou com a presença da prefeita Carla Machado. “A realização deste Campeonato foi mais uma proposta de incentivo e fortalecimento do esporte. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que esta tradição seja mantida em nossa cidade, estimulando cada vez mais o surgimento de novos talentos do futebol e prestigiando as equipes, atletas amadores e torcedores”, disse a prefeita.

Para o vice-presidente do Barcelos, Carlos Augusto Junior, foi emocionante vencer o campeonato que faz uma homenagem póstuma ao desportista que residia em Barcelos e faleceu vítima de câncer. “Dedicamos este título a José Eni Vilaça, pela dedicação ao esporte ao longo de sua vida, e a todos os torcedores, que foram fundamentais para impulsionar a equipe até a vitória final”, declarou Carlos Augusto.

O jogo

Foto: Divulgação

O Barcelos dominou a partida desde o início do primeiro tempo. Aos 3 minutos, uma jogada individual do meia-esquerda Nhonho resultou em cruzamento para dentro da área. O centroavante Tarcisio dominou e chutou forte, impossibilitando a defesa do goleiro Anderson e fazendo 1 a 0. Durante toda a primeira etapa o Barcelos teve mais chances de gol, enquanto o Sanjoanense chegou poucas vezes a oferecer perigo ao adversário.

No segundo tempo, o Sanjoanese empatou o jogo aos cinco minutos. Em jogada de escanteio, cobrado por Bruno, Fabricio cabeceou, o goleiro Jeberson espalmou e, no rebote, Netinho marcou. Parecia que o Sanjoanese reagiria, porém, dois minutos depois, aos 7 minutos, o Barcelos desempatou após lançamento de Tarcisio para Sequinho, que ganhou na corrida com o zagueiro e tocou para a rede na saída do goleiro Anderson. 2 a 1 Barcelos.

O terceiro do Barcelos veio logo em seguida. Num lançamento rasteiro de Hevinho para o centro da área, o zagueiro Dudu marcou gol contra ao tentar cortar a bola. O jogo prosseguiu com o Sanjoanense tentando reagir, mas a equipe da sede do município perdeu as forças aos 15 minutos quando, em uma cobrança de falta na entrada da área, o centroavante Tarciso, artilheiro isolado da competição, subiu sozinho e cabeceou para dentro do gol, fazendo 4 a 1. Com esse placar, restou ao Barcelos administrar a partida até o apito final.

Segundo o coordenador municipal de Esportes, João Paulo Almeida, os atletas que participaram do campeonato apresentaram excelente nível técnico e disciplinar, e os torcedores demonstraram solidariedade, comprometimento e amizade com as equipes e respeito aos adversários. “Cumprimos nossa missão, organizando e apoiando esse Campeonato que foi sucesso de público, proporcionando entretenimento e lazer para população e estímulo à prática esportiva”, disse.

Também compareceram à final o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Analiel Vianna, vereadores e demais autoridades locais.

Barcelos: Jeberson; Hevinho, Rafael, Arthur e Bad Boy; Luis, Suíno, Nhonho e Negão; Sequinho e Tarcisio. Reservas: Sirí, Pelezinho, Miojo, Kaike, Felipe, Antônio, Lulu, Gil, Sávio, Adrian e Antunes. Técnico: Fabiano Ferreira.

Sanjoanense: Anderson; Rômulo, Dudu, Rodrigo e Netinho; Léo Papel, Marcos Vinícius, Bodinho e Fabricio; Léo Vampeta e Mateus. Reservas: Gilson, Ramon, Isaias, Felipe e Bruno. Comissão técnica: Djalma, Vagner e Renan Cunha.

Arbitragem: Neilson Gomes; Carlos Fernando; Denival Gomes; Thiago Oliveira.

Fonte: Secom – SJB