Assista ao vídeo (AQUI)

Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e Ponto de Cultura, o Centro Musical e Cultural União dos Operários celebrou ontem, domingo, 09, os 130 anos da Banda União dos Operários com desfile comemorativo percorrendo ruas do Centro de São João da Barra.

A programação continua no próximo dia 15 com Baile de Gala, festa privada para os músicos e funcionários da instituição. Já no próximo dia 23, acontecerá um grande concerto da Banda União dos Operários na Praça de São João Batista.

Foto: Parahybano

História

A banda União dos Operários, fundada em 9 de outubro de 1892, é uma das instituições mais antigas de São João da Barra. Na época, os funcionários da Estação Ferroviária queriam fazer frente à Lira de Ouro, considerada a banda musical da elite. Atualmente, o grupo, que ao longo destes mais de cem anos nunca teve suas atividades interrompidas, é formado por 39 músicos e quase uma centena de alunos.

Foto: Divulgação

As oficinas de música com aulas de instrumentos de sopro e percussão funcionam de segunda a sexta-feira das 15 às 21h e sábado das 08h às 12h. Todos os cursos gratuitos custeados pela própria instituição. A banda conta com quatro professores, duas funcionárias e um maestro. A banda que sobrevive de aluguel e contratos conta também com uma área de 1200 metros quadrados onde será construída a sede campestre em frente ao parque de exposições. Um caminhão é uma kombi ajudam no transportes dos músicos.

Em abril de 2008, a União dos Operários ganhou o título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e, desde 2010, é Ponto de Cultura.

Foto: Divulgação