Assista aos vídeos (AQUI) 

Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e Ponto de Cultura, o Centro Musical e Cultural União dos Operários celebra neste sábado, 09, os 128 anos da Banda União dos Operários com desfile comemorativo pelo Centro de São João da Barra.

O maestro Joel de Sá Rosa destacou a importância da banda para o município com atividades que estarão retornando após dois anos paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Foto: Parahybano

– Estamos hoje aqui reunidos com a banda centenária que está completando 129 anos de atividades ininterruptas. É um orgulho para nossa cidade de ter um banda de música com tantos anos -, destacou Joel acrescentando que, neste sábado, foi realizado um desfile comemorativo depois de quase dois anos que a banda estava parada, sem atividades por conta da pandemia, e estamos retornando hoje.

– A partir da próxima semana, a nossa escola de música estará aberta novamente com todas as medidas de precaução contra o coronavírus -, concluiu.

História

Foto: Parahybano

A banda União dos Operários, fundada em 9 de outubro de 1892, é uma das instituições mais antigas de São João da Barra. Na época, os funcionários da Estação Ferroviária queriam fazer frente à Lira de Ouro, considerada a banda musical da elite. Atualmente, o grupo, que ao longo destes mais de cem anos nunca teve suas atividades interrompidas, é formado por 46 instrumentistas e um coral, reunindo cerca de 130 componentes.

Em abril de 2008, a União dos Operários ganhou o título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e, desde 2010, é Ponto de Cultura. O maestro Rosa está também à frente do projeto de resgate da memória musical da cidade, trabalhando com 40 músicas de compositores nascidos em São João da Barra ou que tenham relação com o município. No projeto foram recuperadas e digitalizadas as partituras originais do dobrado centenário “Lira de Ouro”, do maestro sanjoanense Engênio Bath. Além da restauração do material e da compilação de dados históricos sobre as composições e os autores, o projeto envolve ainda a gravação de um cd.

Foto: Divulgação