Prefeito Neco discutiu assunto nesta terça-feira com diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviáris

IMG-20141007-WA0003

Foto: Divulgação

O avanço do mar na praia do Açu, litoral de São João da Barra, foi tema de uma reunião entre o prefeito José Amaro de Souza Neco e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), Domenico Accetta. Durante o encontro, que contou com a participação do secretário municipal de Planejamento, Sidney Salgado, foram discutidos assuntos relacionados ao estudo que vem sendo realizado pelo INPH sobre o problema.

Para o prefeito Neco, é de suma importância que se descubra a razão do avanço do mar, até mesmo para garantir a segurança das pessoas que moram e visitam a praia. “Queremos identificar qual a causa deste problema. Assim que houver uma sinalização do que se trata, vamos em busca da solução para manter a tranquilidade de moradores e veranistas. Confio na equipe do INPH e esperamos pelo resultado do estudo”, disse.

O órgão é o mesmo que realizou nos últimos meses o estudo sobre o avanço do mar em Atafona. Segundo Domenico, a recuperação da orla de Atafona é possível e viável. O projeto conceitual foi apresentando em agosto. O projeto final deve ser entregue dentro de três meses e a previsão é que a obra seja orçada entre R$ 140 e 180 milhões.

Para referendar a sua ideia, Domenico Accetta mostrou casos similares onde o INPH conseguiu recuperar, como Marataízes e, principalmente, Conceição da Barra, que também é um pontal, ambas no Espírito Santo. O engenheiro também apresentou detalhes do projeto inicial. A princípio seriam recuperados quatro quilômetros de praia, no sentido Atafona -Grussai, e aumentada a faixa de areia em cerca de 100 metros.

Fonte: Secom – SJB