O prefeito Wladimir Garotinho anunciou ontem segunda-feira (08), em suas redes sociais, abertura de mais oito leitos, totalmente equipados, no Hospital Ferreira Machado (HFM). A medida foi necessária devido ao aumento de casos de pneumonia e bronquiolite em crianças do município e a superlotação dos leitos de UTI-Pediátrica nas redes pública e privada.

“Está tendo um surto de bronquiolite aguda e pneumonia em muitas crianças da nossa cidade. Todos os leitos pediátricos estão lotados. Todas as providências estão sendo adotadas para que, até quarta-feira (10) ou, no máximo, quinta-feira (11), possamos abrir mais oito leitos no Hospital Ferreira Machado, para suportar esse momento e dar proteção às famílias”, afirmou o prefeito, tranquilizando às mães com o anúncio.

Os oito leitos de (UTI Pediátrica serão instalados no 3º andar do hospital, visando aumentar a capacidade de atendimento frente ao aumento dos casos de infecções respiratórias em crianças.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, falou sobre o aumento do número de casos nas últimas semanas. “Temos recebido crianças com quadros graves e, para que a gente possa ter mais segurança em atender essa demanda explosiva, abriremos novos leitos no HFM. Estamos atentos e avançando para garantir à população a assistência necessária”.

O presidente da FMS, Arthur Borges, informou que alguns desses casos têm evoluído rapidamente para pneumonias graves. “Essa época do ano favorece uma maior incidência para a doença, havendo necessidade de um período mais longo de internação que, em média, tem levado até sete dias”, explicou.

REFERÊNCIA PEDIÁTRICA – Campos é referência em atendimento pediátrico na região. Além do Ferreira Machado, a cidade possui uma unidade exclusiva para atendimento em pediatria de emergência e urgência, que é a Clínica da Criança, e o Pronto Socorro Pediátrico do Hospital Plantadores de Cana (HPC), que funcionam 24h e atendem crianças com idade entre 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias.

A rede de emergência pediátrica conta ainda com três Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), que são a do Farol de São Tomé, Travessão e Ururaí, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Fonte: Ascom