Encontros no Açu e na sede do município reuniram cerca de 300 pessoas para laboração do documento para implementação do PME 

unnamedAproximadamente 300 pessoas participaram, em São João da Barra, das duas audiências públicas para discussão do Plano Municipal de Educação (PME) realizadas no início desta semana, na praia do Açu e na sede do município, respectivamente. Durante os dois dias, foram debatidas e aperfeiçoadas as metas e estratégias previstas no documento que servirá como base para implementação do PME no município.

Para o prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, que esteve presente nas duas reuniões, o encontro marca um novo tempo para Educação em São João da Barra.

“São encontros importantes, abertos ao público e que mostra a transparência do nosso governo. Desde o início do meu mandato, priorizo a voz da população, audiências públicas são constantes e para Educação não poderia ser diferente. Estamos planejando-a para os próximos dez anos e para isso é preciso ouvir a todos, do mais humilde ao mais graduado”, ressaltou.

O documento apresentado constitui em um planejamento de longo prazo, que abrange um conjunto de medidas para aperfeiçoar a participação cidadã, a gestão democrática, o financiamento da Educação, a atualização do currículo, a valorização dos profissionais do magistério, entre outros, contendo metas e estratégias voltadas para a universalização, democratização da educação e oferta de uma Educação de qualidade social, pautada nos valores humanos, na inclusão, igualdade, diversidade e promoção da justiça social.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Fernandes Soares, as opiniões, sugestões, críticas ou informações colhidas durante as audiências serão analisadas e contempladas, quando forem pertinentes, no processo de elaboração/adequação do PME.

“O prefeito Neco marca seu nome na história educacional do município, quando realiza, pela primeira vez, ampla participação popular no planejamento decenal da Educação no município. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesse processo”, disse.

Fonte: Secom-SJB