Concentração aconteceu no Jardim da Oração, onde profissionais do Hiperdia e do Centro Práticas Integrativas deram orientações

Com o tema “Menos Pressão, Mais Ação”, São João da Barra promoveu nesta sexta-feira, 9, uma caminhada de prevenção e combate à hipertensão. Pela manhã, um grupo de pessoas se reuniu na praça Jardim da Oração, na Avenida Genecy Mendonça, onde ouviu orientações de profissionais do Programa Municipal de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e do Centro Municipal de Práticas Integrativas (CMPI).

Ainda no Jardim da Oração, os participantes tiveram acesso a serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Logo em seguida, as pessoas saíram em caminhada pela Avenida Genecy Mendonça até a sede do CPMI, que fica na Rua dos Passos. A ação estava prevista para acontecer, inicialmente, em 25 de abril, véspera do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, mas foi adiada devido às chuvas.

De acordo com a coordenadora do programa Hiperdia, Cátia Assis, a ação realizada nesta sexta reforça todo o trabalho já realizado pelo município na prevenção e conscientização sobre os riscos da hipertensão, uma das principais causas de doenças cardiovasculares no Brasil.

“Vamos dar muito prioridade a nossa saúde e esse é o objetivo da nossa caminhada aqui hoje. Porque nós, mulheres, homens, crianças e até o bebê podemos ter hipertensão. Lembrando que a hipertensão e a diabetes podem ser hereditárias também. Então, vamos comer melhor para o nosso futuro. A nossa cidade oferece muitos recursos para o controle da hipertensão. Você não precisa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), ter problemas cardiovasculares para buscar tratamento. Reforçando que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável e de qualidade”, destacou Cátia Assis.

Fonte: Secom