Equipe do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro chegou ao município na segunda-feira, permanecendo até esta quarta-feira para a realização do trabalho

Integrantes do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) estão em São João da Barra cadastrando artesãos para emissão da Carteira Nacional do Artesão e para qualificação dos gestores da Secretaria de Turismo e Lazer do município para continuar posteriormente o cadastramento, além de realizarem curadoria de análise do material confeccionado. A comitiva, composta pelo coordenador do Programa, Cecel Vasconcelos, sua assessora, Úrsula Hallais, e pela responsável pelo Turismo Religioso, Natcha Dias, chegou ao município na segunda-feira, 26, permanecendo até quarta-feira, 28, com o trabalho sendo realizado até as 14h na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer.

Durante a qualificação dos gestores da Secretaria Municipal de Turismo, Cecel Vasconcelos explicou que a curadoria segue os critérios estabelecidos na Portaria Nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018, publicada pelo Diário Oficial da União que institui o Programa do Artesanato Brasileiro, criou a Comissão Nacional do Artesanato e dispõe sobre a base conceitual do artesanato brasileiro.

O trabalho está sendo realizado em todos os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. “Estamos em segundo lugar no cadastro nacional e é muito importante para São João da Barra fazer parte desse processo, pois a curadoria identifica o que é artesanato de acordo com a portaria e o artesão sanjoanense é reconhecido nacionalmente como profissional através da carteira”, explicou Cecel.

O trabalho continua após a presença da equipe no município de forma híbrida, com os técnicos da secretaria de Turismo e Lazer auxiliando os artesãos no preenchimento do cadastro e a curadoria feita de forma on-line pelos técnicos do Programa de Artesanato do Rio de Janeiro.

O secretário municipal de Turismo e Lazer, Edivaldo Machado, falou também do desejo de criar a carteira municipal de artesanato para contemplar quem não se encaixa nos requisitos da portaria nacional. “Nosso objetivo é dar possibilidade para que os artesãos possam se fortalecer ainda mais. Criamos mais um ponto de venda e exposição, o Espaço Ecoarte, no Balneário de Atafona, além de oferecer apoio técnico para incentivos como o Fundo de Desenvolvimento Sustentável Sanjoanense (Fundessan)”, explicou.

Nesta terça-feira, 27, a equipe fez uma visita técnica aos pontos de comercialização do artesanato: Polo Gastronômico de Grussaí, onde funciona um quiosque administrado pela Associação Alcimar Simões Bomgosto; Balneário de Atafona, que na parte da frente oferece oito pergolados para os artesãos e na parte de trás o Espaço Ecoarte; Cooperativa Arte Peixe; Casa do Artesão Sanjoanense e Estação das Artes Derly Machado, além de conhecer o armarinho Customize, que demonstrou interesse em firmar parceria para realizar descontos aos artesãos que possuem a Carteira Nacional.