A partir de agora, eles poderão participar de feiras organizadas pela Secretaria de Estado de Turismo

4620_040716111405_IMG_7796__3_

Foto: Divulgação

Os artesãos de São João da Barra cadastrados no Programa de Artesanato do Estado do Rio vão participar de feiras organizadas e patrocinadas pela Secretaria de Estado de Turismo, que serão criadas já no próximo mês. A partir de agora, a produção local também ficará em exposição para comercialização na capital. Hoje, são cerca de 7 mil artesãos de diversos municípios cadastrados no Estado. Em São João da Barra, o número chega a 52.

Na palestra deste domingo, 03, proferida na Casa do Artesão “Alcimar Simões Bomgosto” pela coordenadora do programa, Nea Mariozz e que contou com a participação do secretário municipal de Trabalho e Renda, Antônio Neves, e de artesãos do município, foi enfatizado que a finalidade do cadastro é mapear a cadeia produtiva com ações norteadoras que não agridam o meio ambiente, identificando a matéria prima utilizada. “Temos regras para todo o Estado. Isso é um censo e precisamos saber o que está sendo produzido para comercializá-lo. O artesão estabelece o preço do seu produto e o Estado apenas acompanha, com assistência técnica”, afirmou.

Segundo ela, a rede hoteleira é um dos pontos de destaque do programa, incluído no Plano Plurianual do Estado. “Temos vários projetos, entre eles, o de criação de mais Casas do Artesão e o de comercialização do artesanato em hotéis. Tudo tem que ser bem estruturado e os municípios são os nossos parceiros”, disse, acrescentando que as peças confeccionadas pelos artistas também devem ser assinadas pelos seus autores. “A identidade cultural é importante para a confecção do trabalho em maior escala e maior geração de emprego e renda. O nome da cidade de origem apenas não é suficiente para se fazer novas encomendas”, observou.

O secretário de Trabalho e Renda, Antônio Neves, lembrou as parcerias que o município vem fazendo com outras instituições. “Estamos investindo em qualificação proporcionando a todos técnicas avançadas para utilização em seus trabalhos. O município tem oferecido diversos cursos, para facilitar a absorção desses profissionais pelo mercado de trabalho”, ressaltou.

Após a palestra, foi iniciado o cadastramento dos artesãos interessados em participar do programa estadual. Cada inscrito teve que confeccionar uma peça, para ser avaliada pela equipe do governo do Estado.

Fonte: Secom – SJB