Produtos das artesãs sanjoanenses ficaram expostos nos dias 15 e 16, mas até o dia 1º de setembro artesãos de outros municípios marcarão presença
São João da Barra esteve presente, com exposição e comercialização de produtos confeccionados por 20 artesãs da Casa do Artesão Sanjoanense, do Rio Gastronomia. Considerado o maior evento gastronômico do país, o festival acontece ao longo de três fins de semana, de quinta a domingo, até 1º de setembro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. A participação sanjoanense foi nos dois primeiros dias, 15 e 16 de agosto.
Entre as peças do artesanato de São João da Barra estavam vestuário e acessórios feitos em crochê e macramê, além de biojóias confeccionadas com sementes e escamas e couro de peixes. “A cada participação em um evento como esse, conquistamos mais oportunidades. Neste, conhecemos um coletivo de mulheres crocheteiras que propuseram uma parceria para confecção de vestidos. Acreditamos que será interessante para garantir renda nos períodos de baixa temporada”, disseram as coordenadoras de projetos da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer de São João da Barra, Vânia Pantoja e Fran Toledo.
O principal atrativo do evento são os pratos criados por chefs e restaurantes, mas a programação engloba, além do espaço destinado aos artesãos, áreas para entretenimento e lazer, com shows musicais, palestras, aulas, espaço kids, tirolesa e roda-gigante. O festival é realizado pelo jornal O Globo e com a apresentação da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Sesc RJ e Senac RJ.