Palestras e encontros temáticos reuniram funcionários das 40 escolas do município
A secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra promoveu na segunda-feira, 9, uma programação voltada ao aperfeiçoamento de todos os funcionários da rede municipal de ensino. As palestras e encontros temáticos aconteceram em diversos espaços e atenderam profissionais da educação em todos os segmentos, dos auxiliares de serviços gerais aos gestores escolares. O objetivo é aprimorar o serviço oferecido nas 40 escolas da rede municipal de ensino, que contam atualmente com mais de sete mil alunos. Outra novidade nas palestras de aperfeiçoamento deste ano foi a apresentação aos gestores escolares do curso que será aplicado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em parceria com a prefeitura.
Para receber tantos profissionais no mesmo dia e dar comodidade durante as palestras e oficinas, a equipe técnica da secretaria de Educação se dividiu em todo o município, com espaços preparados para receber os profissionais no auditório municipal, Ciep, Centro Municipal de Educação Especial, Cine Teatro, E. M. Domingos Fernandes da Costa, auditório da secretaria de Educação e E.M. Elysio de Magalhães.
No auditório municipal, onde se reuniram os gestores escolares, a equipe da Uerj apresentou a metodologia do curso “Biênio da Educação”, que começa nesta terça-feira, 10, para os diretores escolares, equipe técnica da secretaria de Educação, além de professores do 5º e 9º ano do ensino fundamental. A diretora do Instituto Multidisciplinar de Formação Humana (IFTH), Eloíza Oliveira, destacou a parceria com o município. “A Universidade está fazendo seu papel, de se multiplicar pelo estado. É muito bom a gente ver uma prefeitura investir bem na Educação, como acontece aqui em São João da Barra. Esse ‘Biênio’ foi construído a várias mãos, com a participação da equipe da secretaria de Educação”, salientou Eloíza.
A secretária de Educação e Cultura Leide Cristina Soares observou que a formação continuada realizada na segunda é uma inovação da secretaria, aprovada pelo conselho municipal de educação e que já apresenta bons resultados e também comentou sobre o curso da Uerj. “A formação continuada mobilizou todos os funcionários da rede na segunda-feira. No dia seguinte já começou o curso com a Uerj. Isso é uma proposta que o prefeito José Amaro de Souza Neco vem implementando, valorizando o servidor, em especial, nesse primeiro momento, com os da Educação”, afirmou a secretária.
Fonte: Secom – SJB