No estudo devem conter medidas que não prejudiquem os Estados. Em junho, o MPF pediu para que a agência não autorizasse a transposição

aguaA Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou nesta quarta-feira (16), que um grupo de técnicos vai enviar até o fim de setembro uma nova proposta sobre a transposição do rio Paraíba do Sul. No documento, deve conter uma proposta para atender as necessidades do Estado de São Paulo, garantir o abastecimento do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e ainda evitar os impactos negativos da bacia do Paraíba do Sul.

Em junho, o Ministério Público Federal pediu para que a Agência Nacional das Águas não autorizasse a transposição pelo menos até o que o Ibama realize vários estudos, que seriam necessários para esse tipo de projeto. A ação está sendo analisada pela Justiça Federal.

A transposição do rio Paraíba do Sul é um projeto do Governo do Estado de São Paulo, que pretende desviar água do rio para abastecer o sistema Cantareira, que tem enfrentado nos últimos tempos um nível muito baixo nos reservatórios.

Na região do Médio Paraíba do Sul, sete municípios dependem do Paraíba. São eles: Aperibé, Itaocara, Cambuci, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. São mais de 620 mil habitantes.

 

Fonte: G1.com