O empreendimento é o sexto lugar em termos de potência total instalada no sistema elétrico da distribuidora

Foto: Internet

Foto: Divulgação

Nessa semana foi energizada a subestação Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), com capacidade para 160 MVA. Ela irá suprir inicialmente os clientes instalados no porto, que foi desenvolvido pela Prumo Logística e é o maior porto da América Latina.

O empreendimento é composto por uma subestação de 160 MVA (138/34,5 kV), 54 km de Linha de Transmissão de 138 kV e 5 km de Linha de Distribuição de 34,5 kV. A nova subestação ocupa o sexto lugar em termos de potência total instalada no sistema elétrico da Ampla e a linha de 34,5 kV será a primeira de distribuição nesta classe de tensão.

A subestação e linhas de transmissão foram desenvolvidas pela Prumo Logística e Ferroport (joint venture entre a Prumo e a Anglo, que é a responsável pela movimentação e minério de ferro no porto), com base em determinações prévias de projeto aprovado pela Ampla.

Dois clientes industriais já estão sendo abastecidos pela subestação e outros três serão conectados em breve. Também está previsto que, no futuro, a subestação beneficie clientes residenciais.

Fonte: Ascom – Ampla