A Olimpíada é bienal e envolve alunos do 5º ao 9º de escolaridade na rede municipal
Inicialmente o trabalho é feito com os professores, que recebem orientações que objetivam a melhoria do ensino da língua portuguesa nas escolas. Na quarta-feira, 25, foi a vez dos professores do 5º e 6º ano, participarem da oficina de poema. Os próximos encontros vão ser voltados para os docentes do 7º e 8º ano, que vão trabalhar a “Memória literária” e os do 9º ano, com “Crônicas”.
– A Olimpíada busca a estimulação do aluno através da capacitação do professor. Eles participam das oficinas e levam para as salas de aulas sugestões de atividades, estratégias e dinâmicas para desenvolverem com os alunos – explicou Alice Araújo, coordenadora de Português da rede.
Em setembro os textos produzidos serão apresentados para uma comissão municipal que vai avaliar e selecionar os que estarão aptos para participar das demais etapas. Ao todo são 5 etapas, finalizando em dezembro com 152 textos selecionados, saindo 20 vencedores, sendo cinco para cada uma das categorias – Poema, Memórias Literárias, Crônicas e Artigo de Opinião, voltado para o ensino médio.
Fonte: Secom – SJB