O prefeito Neco (PMDB) e o deputado federal Paulo Feijó (PR) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (12) com a presidente do INSS, Elisete Berchiol, para discutir a permanência de uma unidade de atendimento em São João da Barra, após rumores que a agência seria fechada. No encontro, foi garantido ao prefeito e ao deputado que além de não ser fechada, a agência ainda passará por melhorias. “Graças a Deus saímos dessa reunião com excelentes notícias”, comemorou Neco. Em Brasília, o prefeito ainda esteve no ministério dos Transportes para tratar de assuntos relacionados a melhorias na BR 356.
Para garantir a permanência da agência do INSS em São João da Barra, Neco e Feijó argumentaram junto à presidente do instituto a importância do município no contexto regional e as perspectivas de crescimento, principalmente com o pleno funcionamento do Porto do Açu, maior complexo portuário da América Latina.
— A Elisete Berchiol entendeu a importância de São João da Barra no contexto da região, essa perspectiva toda de crescimento, e a cidade não pode abrir mão do seu posto da previdência social. Ela nos garantiu a permanência da agência e iniciar um projeto até de estruturação — comentou o deputado Paulo Feijó.
Reclamação recorrente de usuários da unidade sanjoanense do INSS é o fato de não haver realização de perícia, sendo os atendidos encaminhados para unidade em campos e São Francisco de Itabapoana. Este assunto também foi debatido em Brasília e terá desdobramento em nova reunião, na segunda-feira, às 11h, em Campos, na qual Neco e Feijó tentarão fazer com que o atendimento seja restabelecido. “Nosso objetivo foi plenamente atendido, houve o compromisso da presidente em manter aberto o posto da previdência em São João da Barra”.
Intervenções na BR 356 discutidas com ministro dos Transportes
Antes da reunião com a presidente do INSS, Neco e Feijó estiveram com o ministro Antonio Carlos Rodrigues, ministro dos Transportes. Na pauta do encontro, problemas na BR 356, o principal acesso a São João da Barra. A necessidade da instalação de um redutor eletrônico de velocidade, nas proximidades do Instituto Federal Fluminense (IFF) voltou a ser cobrada. Vale lembrar que após a morte da jovem estudante Fernanda Meireles, de 16 anos, em um acidente em frente ao IFF, vários protestos foram realizados e o Dnit instalou dois quebra-molas como medida paliativa.
Uma reunião no Dnit em Campos está agendada para a próxima segunda, quando o prefeito e o deputado debaterão projetos com agentes locais do órgão. Neco também vai tratar das obras iniciadas entre os KMs 157 e 158 da rodovia — próximo à Upea — e alertar sobre os riscos dos três quebra-molas que ficaram instalados no local, onde há pouca iluminação, poucos moradores, e já conta com redutor eletrônico de velocidade. “Quem passa pela BR, corre o maior perigo naquele trecho da rodovia, com a possibilidade de assalto. Vamos conversar com o Dnit sobre isso e também a necessidade de radar eletrônico próximo ao IFF”, assegurou Neco.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto – Folha da Manhã