Assista aos vídeos (AQUI)

Familiares e amigos do adolescente Yuri Feydit de Oliveira, 15 anos, ferido após perder o controle da motocicleta e colidiu contra um muro de um comércio que estava fechado na rua da Lagoa, em Grussaí, distrito de São João da Barra, por volta das 13h desta sexta-feira, 12, estão realizando uma campanha de doação de sangue para Yuri pelas redes sociais.

O jovem seguia pela rua em uma motocicleta Honda CG Titan, de cor verde, sem placa, com capacete, quando perdeu o controle do veículo e invadiu um comércio fechado. Ele foi socorrido pela equipe do Resgate e encaminhado diretamente ao Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes.

O estado de saúde do motociclista é considerado grave por conta das múltiplas escoriações na cabeça e já fez exame de tomografia no HFM.

Como doar

O Hemocentro, localizado na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro do Caju, atende à demanda de 25 unidades hospitalares da região. Para agendamento e dúvidas entrar em contato através do (22) 981752599 ou por e-mail: [email protected]. A doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 60 anos, ou até 69 anos (caso tenham doado antes dos 60 anos de idade) e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer ao hemocentro munido de documento original com foto. Os menores de 18 anos devem comparecer com o responsável. Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura nas 3 horas anteriores à doação de sangue.