Caminhadas aconteceram nesta quarta-feira em referência o Dia Mundial de Luta contra o Trabalho Infantil.
Prevista no plano de ações de 2015, a iniciativa contou com o apoio do Centro de Referência da Assistência Social de Grussaí (Cras) e de toda a equipe técnica dos CCCA’s de Cajueiro e Grussaí, que também foi às ruas das duas localidades exibindo faixas conscientizando moradores, transeuntes e comerciantes de que o trabalho infantil é crime e responsabilidade de toda sociedade. A Escola Municipal João Flávio Batista, de Cajueiro, também aderiu ao trabalho de conscientização com os alunos.
De acordo com Swany Gomes, secretária da pasta, trabalhos domésticos, catação de latinha e venda de picolé são algumas das formas mais comuns de trabalho infantil e que muitas vezes a população não denuncia por achar normal o trabalho para ajudar os pais, embora seja assegurado à criança o direito de ser criança, não sendo obrigada a trabalhar.
– O município oferece opções de lazer, esporte e estudo para as crianças. Cabe aos pais ter a consciência de que os filhos têm o direito de serem crianças e que devem usufruir dos seus direitos – disse Swany.
Vale lembrar que, para fazer parte de algum dos CCCA do município, o responsável pela criança precisa procurar o Cras da localidade onde reside para fazer o cadastro. O CCCA oferece atividades em dois turnos, como artesanato com material reciclado, capacitação em inglês e espanhol, várias recreações que fortalecem os vínculos, além de orientação social com pedagogos e assistentes sociais. Atualmente 35 crianças fazem parte do CCCA de Grussaí e 15 crianças do CCCA de Cajueiro.
Fonte: Secom-SJB