Evento aconteceu na segunda-feira de carnal e premiou vencedores em diferentes categorias
“Você me conhece, mas não sabe quem eu sou”. O refrão da marchinha criada para empolgar o bloco dos Mascarados — que desfila aos sábados — traduz o que foi o clima da folia em São João da Barra na tarde desta segunda-feira de Carnaval, durante o tradicional Concurso de Máscaras e Dominós Dr. Ailton Damas, em sua 36ª edição. Organizada pela secretaria de Educação e Cultura do município — através da equipe do Palácio Cultural Carlos Martins —, a disputa reuniu 40 participantes.
Foram premiados os três primeiros colocados nas categorias Originalidade (grupo e individual), Luxo (grupo e individual) e Dominós, que é uma fantasia com capuz e máscara, usada no século passado por foliões que não queriam ser reconhecidos.
A criatividade do sanjoanese levou para Avenida, durante o concurso, temas carnavalescos. Mas também críticas aos problemas enfrentados pela sociedade local, como a conscientização para preservação da água e as dificuldades enfrentadas na alta temporada com o fornecimento de energia elétrica. Pierrôs e outros símbolos carnavalescos também se multiplicaram pela passarela da folia.
O tradicional Concurso de Máscaras e Dominós foi criado na década de 1970 por Dr. Ailton Damas dos Santos. Em homenagem ao criador, o concurso foi batizado com o seu nome. A secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Soares, destacou a importância de se manter esse tipo de evento. “Encerramos com chave de ouro a participação do departamento de Cultura no Carnaval 2015. O prefeito (José Amaro de Souza) Neco está sempre preocupado em valorizar a nossa cultura. E, como pudemos ver aqui, nossa cidade tem muitos talentos”, observou a secretária, ao encerrar o evento.
Fonte: Secom – SJB