A deputada estadual Carla Machado anunciou que o Projeto de Lei de sua autoria, que declara o Cais do Imperador, em São João da Barra, como Patrimônio Histórico, Cultural, Turístico e Material do Estado do Rio de Janeiro, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Alerj.

O texto agora seguirá para análise nas demais comissões, depois ao plenário e, por fim, para sanção do governador, a fim de se tornar lei.

Segundo a deputada, o Cais do Imperador é um verdadeiro “museu a céu aberto”, testemunha do século XIX e do desenvolvimento da região. A preservação do espaço representa a valorização da memória coletiva, o fortalecimento da identidade sanjoanense e fluminense, além de ser um importante atrativo para o turismo histórico-cultural.

📍 Localizado em São João da Barra, o Cais do Imperador já é um dos marcos mais simbólicos da cidade e pode, em breve, receber reconhecimento oficial como patrimônio estadual.