Proposta é recolher embalagens vazais de agrotóxico, evitando descarte irregular
A primeira edição de 2025 do projeto Campo Limpo acontece nesta quinta-feira, 29, em São João da Barra e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está convocando os agricultores a fazerem a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxico. O ponto de entrega será a Subprefeitura de Sabonete, no quinto distrito, das 8h às 17h.
Só no ano passado, durante duas edições, foram recolhidas cerca de seis mil embalagens no município que foram encaminhadas ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para reciclagem ou incineração. A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde da população e combater a poluição do solo e do lençol freático.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo, a escolha de uma localidade do quinto distrito como ponto de entrega é estratégica. “A região concentra a grande maioria dos agricultores do município. Isso justifica a ação da coleta ser realizada naquela região. Os produtores devem devolver as embalagens lavadas, perfuradas e armazenadas corretamente, em cumprimento à legislação ambiental”, destacou Marcela Toledo, ressaltando que equipes da secretaria estão indo a comércios e escolas para fazer a divulgação da campanha em busca de uma adesão ainda maior.
A ação, que faz parte do calendário ambiental anual da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Emater-Rio, Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro e Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf).
Além das duas edições do projeto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da sua equipe de educação ambiental, realiza palestras em escolas do município para formar agentes multiplicadores que ajudam a ampliar o trabalho de conscientização ambiental e de cuidado com a saúde.
Fonte: Secom