Maria do Socorro faz acampamento de treino com atleta apoiado pela Prefeitura, que disputará Mundial da Juventude
Com suas belas praias, lagoas, a faz do imponente Rio Paraíba do Sul e os ventos constantes, São João da Barra vem cada vez mais se tornando um destino de referência para os amantes do kitesurf. Tanto que chegou ao município, nesta quinta-feira, 24, a atleta de Fórmula Kite, Maria do Socorro Reis, medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos em Santiago, no Chile, em 2023. Ela fará até a próxima segunda-feira, 28, um acampamento de treino com Vittor Maciel Filho, o Vittinho, atleta sanjoanense de 16 anos, apoiado pela Prefeitura por meio da lei municipal de ajuda de custos, que já está convocado para a Seleção Brasileira de Vela Jovem.
O intercâmbio entre os atletas marca o início da campanha para as Olimpíadas de Los Angeles 2028 e faz parte do planejamento de preparação de Vittinho para o Mundial da Juventude que ocorrerá em Vilamoura, Portugal, em dezembro de 2025.
Há um planejamento no qual este acampamento será o início de uma sequência de treinamentos em cooperação, quando o atleta morador de Grussaí receberá em São João da Barra esportistas do kitesurf vindos de outros estados, assim também como ele será recebido por outros atletas em suas respectivas cidades.
“Esse intercâmbio, essa troca de experiências é muito importante. É o início do ciclo olímpico, agora em maio já temos o Europeu na Turquia, tenho certeza que esses dias em São João da Barra serão muito importantes para nossa preparação. Feliz por conhecer o município”, declarou a atleta maranhense, Maria do Socorro, que coleciona vários títulos, sendo sete vezes campeã Brasileira e também conquistando os campeonatos Sul-Americano e Pan-Americano.
O que faz de SJB um verdadeiro paraíso para o kitesurf não é apenas a geografia privilegiada. Por meio da Secretaria Municipal de Esportes, outros atletas da modalidade estão sendo apoiados com a ajuda de custo e também com a realização de eventos, como o Kitefest que reuniu cerca de 70 competidores, em Grussaí, no último verão. A realização foi da Prefeitura com organização da Associação de kitesurf Norte Fluminense e apoio da Associação Brasileira de Kitesurf e da Confederação Brasileira de Vela.
Mais do que títulos, o município vem atraindo olhares que podem colocá-lo de vez no cenário nacional do kitesurf. A Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), entidade máxima gestora do esporte no país, já sinalizou a elaboração de um projeto para a possível criação, em São João da Barra, de um Centro de Formação e Desenvolvimento de Base Olímpica da região Sudeste.
O Sesc Grussaí também tem apoiado iniciativas, como o intercâmbio dos atletas, para fomentar o turismo em São João da Barra por meio do kitesurf.
Fonte: Secom