Evento aconteceu de 9 a 13 de abril, no Rio de Janeiro
O Projeto Artesanato de São João da Barra, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, marcou presença na 17ª edição da Feira Rio Artes Manuais, realizada no Rio de Janeiro de 9 a 13 de abril. Desde sua estreia, o município se destaca como participante ativo do evento, promovendo o trabalho das artesãs sanjoanenses.
Este ano, ao todo 25 artesãos, divididos em dois grupos, foram visitar e participar da programação da feira. No dia 9 de abril, durante a abertura do evento, a coordenadora de artesanato da Secretaria de Turismo, Vânia Pantoja, esteve presente e celebrou o impacto positivo do evento e as portas abertas para novas iniciativas: “Saimos da feira com uma agenda importante para levar ao nosso município mais um projeto estadual voltado para o empreendedorismo”, contou.
E além da visita técnica com o grupo de artesãs, São João da Barra também esteve presente com a participação da artesã Mauricéia Marcolino, uma das convidadas da mostra promovida pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa para expor suas peças em reconhecimento ao trabalho com artesanato sustentável. E a convite do Sesc expondo o trabalho de outras artesãs na loja colaborativa na feira, que é a pioneira de todas as unidades Sesc do Brasil.
São João da Barra continua a demonstrar que o artesanato é mais do que uma tradição; é um importante pilar cultural e econômico do município, renovado por meio de iniciativas como a Feira Rio Artes Manuais. “Além de toda a bagagem de conhecimento que trazemos da feira, também pudemos fazer novos negócios e voltar para casa com todas as peças vendidas e novas encomendas”, comemorou a artesão Patrícia Úrsula de Oliveira, que tinha peças expostas na loja do Sesc.
Fonte: Secom