Celebração faz parte das tradições da Semana Santa, que terá outros momentos marcantes até domingo

O Circuito Religioso 2025 de São João da Barra tem nesta terça-feira, 15, um dos momentos mais marcantes das celebrações da Semana Santa com a Procissão do Fogaréu, às 20h. A demostração de religiosidade faz referência à perseguição e prisão de Jesus em Jerusalém. Com saída da Igreja São Pedro, os fiéis acompanham pelas ruas da cidade a encenação dos “farricocos” (guardas romanos) vestidos de túnicas, encapuzados com máscaras pontiagudas, descalços e com tochas na mão.

O cortejo percorre diversas ruas e utiliza também como cenários as igrejas históricas de São Benedito, São João Batista, e de Nossa Senhora da Boa Morte. Em comunicado, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Senhor dos Passos pediu a colaboração dos sanjoanenses para que a Procissão do Fogaréu possa transcorrer da melhor forma possível.

“Para o maior realce e beleza, solicitamos aos moradores das ruas: dos Passos, Gladys Teixeira, João Francisco de Almeida, Coronel Cintra, São Benedito, Joaquim Thomaz de Aquino Filho e do Rosário, o obséquio, de apagar as luzes de suas residências, bem como evitarem estacionar carros em todo o trajeto da procissão”, traz o comunicado (veja o percurso no fim do comunicado).

A procissão tem início com o anúncio da perseguição a Jesus no Palácio de Caifás, simbolizado pela Igreja de São Pedro. De lá, a procissão segue para a Igreja de São Benedito, que faz uma referência ao local da Santa Ceia, onde o pretoriano (chefe dos farricocos) pergunta por Jesus, que já não estava mais no local. Já na Igreja de São João Batista acontece a prisão simbólica no Horto das Oliveiras e a condução de um estandarte com a imagem de Jesus até a Cadeia, representada pela Igreja da Boa Morte, onde o cortejo é encarcerado.

O Circuito Religioso é promovido pela Prefeitura e São João da Barra em parceria com Paróquia São João Batista, as irmandades de São João Batista, do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da Penha. As celebrações começaram na última sexta-feira, 11, com a Procissão do Depósito. Além da Semana Santa, o Circuito Religioso sanjoanense inclui as homenagens a Nossa Senhora da Penha, em Atafona, a partir do Domingo de Páscoa, 20, se estendendo até o dia 28 deste mês.

Veja a programação completa do que ainda vai acontecer na Semana Santa:

*Segunda-feira Santa

Dia 14 de abril

18h30 – Igreja Matriz, Santa Missa e unção do nardo sobre os fiéis

19h – Igreja Matriz, Solene Ofício de Trevas.

*Terça-feira Santa

Dia 15 de abril

19h – Igreja Matriz, Santa Missa

20h – Procissão do Fogaréu – Praça São Pedro (Saída);

Rua dos Passos; Rua Gladys Teixeira; Rua João Francisco de Almeida; Rua Coronel Cintra – Igreja São Benedito; – Rua São Benedito; · Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho; – Igreja São João Batista; Praça São João Batista; Rua do Rosário;Rua Coronel Cintra; – Igreja Nossa Senhora da Boa Morte (encerramento).

*Quarta-feira Santa

Dia 16 de abril

19h – Piedosa e dolorosa Procissão do Encontro, seguindo-se a Santa Missa na Igreja Matriz de São João Batista – A imagem de Nosso Senhor dos Passos sairá da Igreja Matriz e a de Nossa Senhora das Dores sairá da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, para onde foi levada na Procissão do Depósito. O Momento do encontro será na Praça São João Batista.

*Quinta-feira Santa

Dia 17 de abril

19h – Igreja Matriz, Santa Missa da Ceia do Senhor, Cerimônia do Lava-Pés, seguindo se a adoração ao Santíssimo Sacramento até a 1h da manhã. Solene Tríduo Pascal

*Sexta-feira Santa

Dia 18 de abril

15h – Igreja Matriz, Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, Leitura Solene da Paixão, distribuição da Santíssima Eucaristia e Adoração do Cristo na Cruz.

19h – Igreja Matriz, com espírito de recolhimento e contrição, a Piedosa e Solene Procissão do Enterro do Senhor (Saída e retorno à Matriz São João Batista com trajeto nas principais ruas do Centro).

21h – Encenação Paixão de Cristo – “Jesus: O Martírio, a Redenção”, na Praça São João Batista.

*Sábado Santo

Dia 19 de abril

19h – Igreja Matriz, Solene Vigília Pascal: Benção do Fogo Novo

*Domingo de Páscoa

Dia 20 de abril

06h – Igreja Matriz, festiva Procissão da Ressurreição do Senhor, seguida da Santa Missa de Páscoa (Saída e retorno à Matriz São João Batista com trajeto nas principais ruas do Centro).

Fonte: Secom