Investimentos em urbanização estão sempre em pauta na Câmara de São João da Barra. Nesta quarta (9), o plenário aprovou uma indicação do vereador Eziel Pedro, solicitando serviços de drenagem com construção de galerias pluviais e o asfaltamento na antiga Estrada do Galinheiro (atual Rua Pedro Gomes Paes), iniciando na BR-356 em sentido ao Porto do Açu. Segundo ele, a rua recebe trânsito pesado de caminhões e atualmente está com vários paralelepípedos soltos. Já o vereador Alan de Grussaí sugeriu à Secretaria de Obras, a construção de ciclovias nas vias públicas do município, tais como: Cajueiro – Degredo, Grussaí – Chapéu do Sol, São João da Barra – Atafona e IFF – Sede, a fim de oferecer conforto e segurança aos ciclistas.

Atendendo reivindicação dos servidores públicos municipais, Rommenik fez indicação propondo à Prefeitura, a elaboração de um projeto de lei alterando a Lei 503/2025 (Cartão do Servidor) para que a categoria profissional possa receber o benefício também nas férias. A segurança pública também esteve em pauta, por meio de um requerimento ao Governo do Estado, proposto por Carlos Machado da Silva (Kaká), pedindo a implantação de uma companhia independente no município.

Demais matérias aprovadas:

Elisio: requereu à Enel, a colocação de rede baixa de energia elétrica no trecho final da Rua Gregório Prudêncio de Azevedo, em Roças Velhas para fins de colocação de braços de iluminação pública;
Joice: implantação do Centro de Exames e Diagnósticos com instalações próprias para atendimento no 5º Distrito.
Caio: colocação de mais transporte para atender às mães de crianças autistas que fazem tratamento.
Julinho: colocação de câmeras filmadoras de segurança em todas as praças do município.
Junior: iluminação no campo society de Rua Nova e na quadra poliesportiva de Azeitona.
Rodrigo: colocação de Traffic Calming (tipo de quebra-mola mais largo) na Rua Gregório Prudêncio de Azevedo, em Barcelos.

Na Ordem do Dia, a Casa aprovou o projeto de lei 023/2025, de Sônia Pereira, que denomina de Rua Santo Amaro, a rua que se inicia na Rua Afonso Nunes de Souza com seu término na Avenida Atlântica, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí. Também de autoria de Sônia, a Câmara aprovou três projetos de resolução: 004/2025 (que estabelece o dia 29 de junho como o dia oficial para a outorga do Diploma aos Pescadores Sanjoanenses), 005/2025 (que institui a carteira de identidade funcional dos vereadores e servidores da Câmara) e o 006/2025 (que cria o Diploma pelo Dia das Mães, no mês de maio).

Fonte: Ascom