Evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que desde 2019 desenvolve o projeto Xadrez na Escola
Pedro Henrique Almeida, de 14 anos, aluno do 8º ano da Escola Municipal Dr. Newton Alves, conquistou o primeiro lugar no 2° Campeonato Interescolar de Xadrez. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 10, na quadra do Ciep Municipalizado Prof.ª Gladys Teixeira. O segundo lugar ficou com Arthur Soares, 14 anos, aluno do 9º ano também da Newton Alves. O terceiro colocado foi Antônio Gomes Neto, 14 anos, aluno do 7º ano da Escola Municipal João Flávio Batista.
Todos foram premiados com troféus, medalhas e certificados, sendo o vencedor presenteado também com um jogo de xadrez. O campeonato, disputado por 22 alunos, foi organizado pela coordenação de Práticas Integrativas, responsável pelo projeto Xadrez na Escola.
— O xadrez me ajudou a gostar mais de ir para a escola e fazer mais amizades. O torneio com certeza vai ficar marcado na minha memória para sempre — festejou o campeão Pedro Henrique, que começou as aulas de xadrez há um ano.
Participaram do campeonato alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Luiz Délio Mendonça, de Campo da Praia, Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, de Caetá, Escola Municipal João Flávio Batista, de Cajueiro, e Escola Municipal Dr. Newton Alves, de Atafona.
O projeto Xadrez na Escola foi implantado em 2019 na rede pública municipal. Neste ano letivo 651 alunos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, tiveram aulas de xadrez no contraturno duas vezes por semana em 16 escolas. Ao todo são seis instrutores atuando no projeto. A ideia é ampliar para mais unidades e incluir, já em 2025, a pré-escola.
Durante o ano letivo, a cada final de trimestre foram realizados campeonatos interclasses. Também para 2025 está previsto o campeonato interescolar dos anos iniciais (1º ao 5º ano).
— As aulas de xadrez nas escolas têm sido muito positivas para os alunos, que apresentam melhora expressiva no rendimento escolar em função do resultado promovido na parte cognitiva e no trabalho com diversas habilidades — explicou a coordenadora de Práticas Integrativas da Semed, Joceilsa Coutinho.
O xadrez trabalha diversas habilidades cognitivas e socioemocionais. Ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, amplia a autoconfiança, melhora a concentração e a memória e exercita a paciência e a tolerância à frustração.
— É muito importante e gratificante poder proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de aprender um esporte que trabalha a mente, o raciocínio lógico, que estimula o pensamento e requer cálculos exatos, melhorando seu desempenho em várias áreas. Nossa intenção é ampliar cada vez mais o projeto, incentivando o aprendizado do xadrez para todos os alunos da rede municipal — ressaltou a secretária municipal de Educação, Angélica Rodrigues.
Fonte: Secom