Reconhecer o trabalho daqueles que se dedicam à arte de ensinar. Este é o objetivo do Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo, criado pela Câmara de São João da Barra e que teve a sua terceira edição realizada na noite desta quarta-feira (30). “A educação transforma vidas e realiza sonhos. E se não fosse a dedicação de vocês, professores, o que seria? Todas as profissões passam pelas mãos dos professores”, disse o presidente da Casa, Alan de Grussaí.

Como de costume, cada parlamentar indica um professor que atua no município para receber um certificado. Este ano, as contempladas foram: Kissila Thyssiana Dias Rodrigues (vereador Analiel); Rita de Cássia Pereira Gomes (Sônia); Alessandra Soares de Almeida Cardoso (Fábio); Karla Verônica Almeida Pereira (Elisio); Rita de Cássia Arueira Pinto (Julinho); Graziela de Sá Machado Araújo Miranda (Alan); Lenise Marcia Mendonça (Junior); Dircélia Raposo Neves (Chico da Quixaba) e Vânia Pereira dos Santos (Kaká).

Todas as educadoras agradeceram a homenagem e parabenizaram o Legislativo pela iniciativa. Algumas chegaram a confessar que se sentiram surpresas com o reconhecimento. Também era visível a emoção durante os seus discursos de agradecimento. Cada uma delas contou um pouco de sua trajetória, enfatizando, também, a importância da educação na vida do ser humano.

Os vereadores falaram sobre o poder transformador que a educação tem na vida das pessoas e as dificuldades que os docentes passam na sala de aula. “Eu me sinto muito honrado de ter sugerido esse projeto de resolução que possibilita homenagear, todo ano, os nossos professores, e quero agradecer todos os colegas que votaram junto comigo. Hoje chega o dia de homenagear nove pessoas dedicadas, que ensinam e educam os nossos jovens. O segmento dos professores é muito importante porque nos acolhe desde a infância e nos prepara para a vida adulta”, disse o parlamentar Analiel Vianna.

Como começou – O Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo foi criado pela resolução nº 479/2022. Para ser agraciado, os educadores precisam atuar no município e ter contribuído para a melhoria da qualidade de educação por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas, servindo como exemplo à sociedade pela sua dedicação ao ensino. A premiação leva o nome de duas pessoas que deixaram marcas profundas em São João da Barra. Licenciado em matemática, Alcy era professor da rede municipal e também diretor da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Já a professora Dircélia Amaral Cravo foi a primeira diretora da Escola Municipal Amália Soares de Almeida, na localidade do Carrapicho (Atafona). Começou a lecionar em 1981 e encerrou sua carreira na equipe da Secretaria de Educação. Ambos faleceram em 2021.

Fonte: Ascom