Quatro iniciativas científicas avançam para a Fecti, no Rio de Janeiro, representando a inovação e o desenvolvimento tecnológico de estudantes do município
Quatro projetos foram escolhidos para representar São João da Barra na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Fecti), que acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Campus do Cefet/RJ, Maracanã. A seleção ocorreu na quinta-feira, 24, durante a XII Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FeMuCti), realizada no Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.
Na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, o 1º lugar foi conquistado pela E.M. Manoel Alves Rangel, de Quixaba, com o tema “Alternativas para o controle populacional da espécie invasora Clarias gariepinus (bagre africano) nos ecossistemas aquáticos do município de São João da Barra”. O 2º lugar ficou com o projeto “A bananeira no tratamento do esgoto”, da E.M. Amaro de Souza Paes, de Grussaí. Em 3º lugar, a E.M. João Flávio Batista, de Cajueiro, abordou o tema “Arduino contra as chamas: inovação tecnológica na proteção do refúgio Revitaí”. Todos os projetos dessa categoria participarão da Fecti, no Rio de Janeiro.
Para o aluno Joaquim de Souza Cartola, 9° ano, da E. M. Manoel Alves Rangel, “eventos como a FeMuCti incentiva o aluno a explorar o conhecimento e a sonhar com um futuro melhor. Além disso, inspira outras crianças da nossa escola a acreditarem na vitória. Estou muito feliz com o resultado, fruto de vários dias de dedicação, tanto minha quanto das colegas Layla Gomes e Isadora Souza, e com o apoio essencial da nossa professora. Juntos, nos tornamos uma verdadeira família, e essa conquista nos mostra como a educação pode abrir muitas portas para o futuro”.
Na categoria Ensino Médio, participou o Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra. O 1º lugar foi conquistado pela equipe que apresentou o tema “Projeto Sjbytes: o desenvolvimento do pensamento computacional nos educandos do ensino médio técnico do IFF-SJB por meio da computação aplicada em robótica educacional”. O 2º lugar ficou com o projeto “Matemática e Biologia na Era Maker: modelos didáticos criativos”. Por fim, a equipe que abordou o tema “Terceira idade conectada: inclusão digital na terceira idade em São João da Barra” garantiu o 3º lugar. Apenas o projeto vencedor dessa categoria participará da feira estadual.
Segundo a Secretária de Educação, Angélica Rodrigues, “a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação transforma o aluno em explorador, dando a ele a chance de transformar teoria em prática e de construir seu próprio caminho na educação, já que o futuro é construído por mentes curiosas e motivadas”. Ela também parabenizou a equipe Semed, professores, alunos e todos os envolvidos na execução da FeMuCti.
Os projetos foram avaliados por Vladimir Jearim Pena Suarez, representante da Fundação Cecierj, que destacou a qualidade dos trabalhos apresentados por alunos e professores. O subsecretário de Educação, Cláudio Andrade conversou com os alunos e destacou a importância do meio ambiente para garantir o equilíbrio do ecossistema e a sobrevivência das espécies.
A XII Femucti foi promovida pela Prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) – Campus São João da Barra, o Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A mesa de abertura foi composta pelo subsecretário de Educação, Cláudio Andrade, pela coordenadora-geral de Educação, Janaína Monteiro, pela coordenadora de Ciências, Aline Marcelino, e pela coordenadora de projetos, Charlene Rangel, que deram as boas-vindas aos alunos e professores .
Fonte: Secom