Trabalho é realizado em todos os distritos e meta é chegar a 100% do parque de iluminação pública
O serviço de substituição das lâmpadas convencionais de vapor metálico e vapor de sódio por LED, iniciado no segundo semestre de 2022 em São João da Barra, chegou a 53% de luminárias instaladas, correspondente a 5.953 unidades, com as potências de 100W, 180W e 200W. A previsão da Prefeitura é de que até dezembro de 2026 o município alcance a marca de 100% do parque de iluminação pública com luminárias de LED.
Na sede do município já foram substituídas 100% das luminárias para a tecnologia LED e nos demais distritos mais de 40%. O trabalho de substituição prossegue e será estendido para os próximos dois anos, com a instalação de 5.495 unidades. Uma luminária de LED pode economizar até 70% de energia em comparação com as tradicionais. Além disso, elas têm uma vida útil mais longa, podendo durar até 50 mil horas ou mais, o que reduz a necessidade de substituição frequente e manutenção.
“Outra vantagem é a eficiência devido o direcionamento de uma porcentagem significativamente maior de energia para a produção efetiva de iluminação, se tornando uma excelente opção para o município que reduz seus gastos com energia e melhora a iluminação pública”, destacou o gerente administrativo do Setor de iluminação da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, Denis Merlin Rosa.
Paralelo aos serviços de substituição das luminárias para LED, a Prefeitura vem desenvolvendo rondas, preventiva e corretiva, para identificar eventuais anormalidades, além de serviços de manutenção da iluminação pública que podem ser solicitados pelo aplicativo “Cidade Iluminada”, de forma presencial na Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Rua dos Passos – 510), ou pelo telefone (22) 2741-8449 – ramal 378.
Fonte: Secom