Iniciativa envolveu estudantes de oito escolas, que participam do programa de correção de fluxo escolar

A Coordenação do Acelera Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais da Secretaria de Educação (Semed) de São João da Barra encerrou, nesta terça-feira, 1º de outubro, a II Mostra Pedagógica do Acelera 2024. Estudantes de 14 turmas de oito escolas, que participam do programa de correção de fluxo escolar em 2024, apresentaram diversos trabalhos para pais, responsáveis e a comunidade escolar.

A Mostra Pedagógica tem como objetivo compartilhar o processo de aprendizagem dos alunos ao longo do trimestre. Trata-se de um espaço de exposições e apresentações onde os estudantes são os protagonistas dos projetos desenvolvidos em parceria com seus professores. Este ano, os projetos abordam valores fundamentais para o sucesso profissional e pessoal, além de temáticas relacionadas às habilidades do currículo.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Rejane Soares, a Mostra Pedagógica estimula o protagonismo dos alunos “a partir do momento em que compartilham, por meio da exposição de produções e apresentações, um pouco das suas vivências no processo de aprendizagem ao longo do trimestre, transformando esse momento em um grande espaço de troca de conhecimentos de forma dinâmica e prazerosa”.

Layla Gomes da Silva, aluna da turma A III do Acelera, da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, em Quixaba, destacou: “Participar da Mostra Pedagógica do Acelera é mais um incentivo para o aluno entender melhor os conteúdos e outros temas da vida, além de mostrar o que trabalhamos em sala de aula com os professores. Também penso que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação. É muito importante para adquirir conhecimento”, afirmou.

Acelera – O programa Acelera visa garantir o avanço de estudantes com distorção idade-série, sendo um proposta de aceleração de aprendizagem para alunos do 3º ao 5º ano. Seu objetivo é a correção do fluxo escolar.