DSC09922

Foto: Fábio Menezes

Com futebol de alto gabarito na sexta, sábado e domingo, o futebol de salão e de campo fez a festa dos esportistas, torcedores e turistas que compareceram em grande número à quadra e campos, na sede do município, Açu e no Balneário de Atafona. A rede balançou várias vezes, uma das semifinais da Copa Verão foi definida e a representação de másteres do Vasco da Gama esbanjou simpatia e categoria em duas exibições de alto nível em São João da Barra.

No final da tarde de sexta-feira, com a participação de oito equipes, a Copa Verão de Futsal foi disputada com partidas marcadas pelo equilíbrio. Sem qualquer ato de indisciplina, os times mostraram virtudes táticas e destaques individuais mas coube a representação denominada “Amigos de SJB”, com gols marcados por Ronald, derrotar na final a AGS por 2 a 1. Valendo o terceiro lugar, a Chatuba garantiu presença no pódio.

Horas depois, no Estádio Geraldo Nunes Barreto, em jogo que valia a primeira colocação do Grupo A da Copa Verão do Açu, a Chatuba – já eliminada – bem que tentou dificultar a vida do Açu no primeiro tempo que terminou sem abertura de contagem. Na etapa complementar, porém, os donos da casa impuseram a maior goleada do certame ao vencer por 7 a 1, assegurando a primeira colocação e mantendo os 100% de aproveitamento. Na véspera, em busca do bicampeonato, Grussaí venceu o Vasquinho de Atafona por 3 a 0 no clássico praiano e encontrará na primeira semifinal a equipe de Palacete. Encerrando a primeira fase, na próxima quinta-feira, 05, às 21 horas, em jogo valendo vaga, Barcelos e Quixaba brigarão para disputar a outra vaga nas semifinais, sendo que os alviverdes do sexto distrito têm a vantagem do empate para medir forças com o Açu. Com bons índices técnicos, o certame já teve 11 jogos disputados com 30 gols e a média supera 2,7 tentos por partida.

No mesmo estádio que é o palco único da Copa Verão do Açu, o time de másteres do Vasco da Gama foi recebido por grande público na tarde de sábado para enfrentar um combinado local que impôs forte marcação e soube se defender bem até à metade do primeiro tempo. Inspirado, no entanto, Donizete Pantera – que no final de semana anterior também brilhou com a camisa do Botafogo – marcou três belos gols e Pimentel ampliou ainda na fase inicial. No segundo tempo, com as redes balançadas mais duas vezes, o Vasco sacramentou a goleada de 6 a 0, com os gols marcados por Leandro e Dedé. .

Na manhã de domingo, novamente contando com excelente presença de torcedores, o Balneário de Atafona viveu momentos de festa com os ex-jogadores de uma das épocas mais vitoriosas do clube da Rua São Januário. Tendo como oponentes o Santos, os vascaínos encontraram resistência na etapa inicial que terminou sem abertura de contagem mas, no segundo tempo, golearam por 4 a 1. Para os visitantes mais uma vez o Pantera marcou, abrindo o marcador. Andre Pimpolho ampliou, Zé Antônio descontou para os santistas, e Bill e Leandro definiram o resultado.

Para Adilson Almeida, secretário de Esportes de São João da Barra, o final de semana esportivo no município foi perfeito sob todos os aspectos graças à presença de público que ditou o ritmo da festa de futebol no município.

“Torcedores de todos os times foram ver o Vasco nas duas partidas, presenciando grandes espetáculos, e retribuindo o carinho que os jogadores dedicaram a cada um, com muita atenção, humildade e exemplos. Nomes que vestiram a camisa da seleção brasileira mostraram porque foram craques dentro de campo, seguindo assim fora das quatro linhas e sempre voltarão à nossa cidade pela forma como foram recebidos. O futsal mostrou que temos uma geração brilhante e estamos nos preparando para grandes feitos nesta modalidade. Não posso esquecer de destacar a Copa Verão do Açu que a partir de quinta-feira só terá confrontos decisivos até chegarmos à grande final, no dia 20. Este é o panorama altamente satisfatório de três dias de muito trabalho de todos os que se dedicam ao máximo na Secretaria de Esportes para fazer com que todos se sintam felizes prestigiando os nossos eventos”, afirmou.

Fonte: Fabio Menezes