O programa Práticas Educativas Inovadoras foi promovido pela companhia em parceria com o Instituto Federal Fluminense e a Secretaria Municipal de Educação
A GNA concluiu a última etapa do projeto Práticas Educativas Inovadoras, realizado em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Secretaria Municipal de Educação de São João da Barra, que buscou apoiar, por meio de soluções transformadoras, as instituições educacionais do município sanjoanense, no Rio de Janeiro. O processo final envolveu a formação de 18 professores do Ensino Fundamental II da rede pública do município em novas metodologias ativas de ensino que conversam com o perfil dos alunos da atualidade.
Levando em consideração o interesse da nova geração por inovação, comunicação e diversidade, a formação continuada abordou possibilidades de outras práticas pedagógicas centradas no estudante e no ambiente em que vive, possibilitando processos de aprendizagem mais interativos, criativos e alinhados aos interesses da turma.
“Foi, sem dúvidas, uma oportunidade de trocas muito valiosas. Além de abordarmos diversas metodologias ativas de ensino, como aprendizagem baseada em projetos e gamificação, também foi possível apresentar aos professores opções de recursos tecnológicos e digitais com potencial para atrair os alunos”, explica Cassiana Barreto, coordenadora pedagógica do projeto pelo IFF.
Além da formação continuada, o programa também promoveu a criação de uma plataforma de compartilhamento de planos de aulas entre os professores, baseada na aprendizagem colaborativa e em rede. O objetivo da ferramenta é construir o conhecimento em grupo, possibilitando a adaptação e o aperfeiçoamento a cada novo saber. Com sequências didáticas de matemática, línguas, ciências, humanidades, artes e educação física, a plataforma, que está em fase de teste, facilita a gestão do tempo na organização das aulas e conta com conteúdos mais completos e de qualidade.O acesso será gratuito, e o lançamento ficará sob a gestão da Secretaria de Educação do município.
Para celebrar a conclusão do Práticas Educativas Inovadoras, foi realizada uma gincana entre as escolas locais, valendo prêmios para as intuições ganhadoras. Cada professor em formação no projeto representou a sua escola, e a finalidade da dinâmica era somar o maior número de planos de aula elaborados na plataforma. A Escola Municipal Amaro de Souza Paes, de Grussaí, obteve a maior pontuação e ganhará três computadores doados pela GNA. O segundo e o terceiro lugar também serão premiados com equipamentos novos.
“Estou muito feliz, pois os novos equipamentos são um marco na inovação tecnológica em nossa escola e de acesso a recursos didáticos, incluindo a própria plataforma de ensino. Espero que a ferramenta possa ter uso significativo para todos os profissionais de educação que buscam inovações em suas aulas”, comenta Simonede Almeida, professora da Escola Municipal Amaro de Souza Paes.
Sobre a GNA – A GNA é uma joint venture formada pela bp, Siemens Energy, SPIC Brasil e pela Prumo Logística que tem como propósito a geração de energia confiável, contribuindo para a segurança energética do país. Instalada no Porto do Açu, a GNA é dona do maior Parque Termelétrico a Gás Natural da América Latina, composto pela UTE GNA I (em operação desde 2021) e a UTE GNA II (em fase final de construção). Para abastecer as usinas, a GNA construiu um Terminal para a recebimento e transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL), onde está atracada a FSRU BW Magna, embarcação com capacidade para armazenar e regaseificar até 21 milhões de m³/dia. Juntas, as duas térmicas somam 3 GW de potência instalada, energia suficiente para atender a cerca de 14 milhões de residências ou o consumo dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.