Atualmente, o valor do Aluguel Social no município de São João da Barra é de R$ 400,00 – o que está defasado, na opinião da vereadora Sonia Pereira (Soninha). Pensando nisso, ela apresentou na sessão desta terça-feira (7), um requerimento à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, sugerindo o reajuste no valor do benefício para R$ 600,00. O assunto foi bastante debatido entre os vereadores, que destacaram vários pontos que podem ser melhorados na execução do programa e se não seria o momento de o município criar um Programa Habitacional para retirar essas pessoas da vulnerabilidade.
Vítimas do RS – O plenário também aprovou uma moção de pesar pelas vítimas da enchente no Rio Grande do Sul – proposta pelo vereador André Fontoura. Todos os parlamentares lamentaram a maior tragédia climática do estado gaúcho, ressaltando a solidariedade do povo brasileiro, que tem ajudado. E sugeriram à Prefeitura, que instale um posto para doações no município.
À Secretaria de Meio Ambiente, Julinho Peixoto pediu a limpeza das caixas d’água que atendem à população e, à Secretaria de Educação, a implantação do horário integral na creche de Barcelos. André Fontoura requereu à Secretaria de Saúde, que possa inserir na Relação de Medicamentos do Município (Remume), medicações como: Semaglutida (Ozempic ou Rybelsus) e Contra VE (Propriona + Naltrexona).
Indicações aprovadas: reforma e ampliação do cemitério de Roças Velhas e contratação de mais fisioterapeutas para realizar atendimento domiciliar (Junior Monteiro); asfaltamento da estrada do Sesc de Grussaí (Fábio Pedra); construção de um campo de futebol society na Quixaba (Chico da Quixaba) e, por fim, colocação de salva-vidas nos pontos mais cruciais do município, conclusão do projeto do RAS e a instalação de um centro para atendimento ao adolescente e às crianças vítimas de violência sexual (André Fontoura).