A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, liberou mais uma atualização dos casos de dengue e outras arboviroses. Os dados são referentes ao período da 1ª até a 16ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreendem os meses de janeiro, fevereiro, março e de 1º a 24 de abril.
De acordo com o monitoramento foram registradas 9.257 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Deste total, há o óbito de um paciente de 64 anos. Já chikungunya foram 346 notificações. Não há registro de zika.
A estratificação mensal para dengue ficou assim: janeiro 861; fevereiro 3.000; março 3.750 e, abril 1.646. Para chikungunya: janeiro 47, fevereiro 66, março 146 e abril com 87.
O município está em epidemia por dengue desde o dia 1º de março, quando foi criado o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses. Foram realizadas três reuniões. A próxima está prevista para a primeira semana de maio.
Além de ampliar a assistência médica para o paciente com suspeita ou confirmação de dengue e chikungunya, o município também intensificou o combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti, com a realização de mutirões às quintas-feiras, além de reforçar as visitas domiciliares com apoio dos soldados da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro.
Fonte: Ascom