Com muito luxo e animação, Congos abriu os desfiles das escolas de samba na noite de domingo, 11, no carnaval de São João da Barra. A agremiação levou para a avenida o enredo “Malkia”, em referência ao continente africano e suas rainhas, e encantou o público com a bela apresentação com 450 componentes.
Abrindo o desfile estava a comissão de frente com 13 bailarinos vestidos de guerreiros africanos e o carro abre-alas retratando a “Savana Africana”, com tigres, elefantes, girafas, onças e zebras. O segundo carro, “O Egito”, estava simbolizado pela figura de Cleópatra, serpentes e por uma pirâmide. No carro-chefe, “Rainha de Sabá”, predominância da cor amarela, a e uma gigante coroa.
Nas roupas do casal de mestre-sala e porta-bandeira – Ian Machado e Letícia Lopes – conduzindo o pavilhão da escola, muito brilho e alusão à fauna africana. A bateria com seus 60 ritmistas sob o comando de Yan Franco tinha à frente a madrinha Mariana Abreu. A rainha da escola, Anike Mello, esbanjou elegância e samba no pé em uma luxuosa fantasia.
Tambores, a árvore baobá, os tripés “Iabás” e “Realeza Africana”, divindades femininas africanas, as alas das Baianas, de Passsistas, do Maculelê, das Oncinhas, das Zebras, da Cleópatra e a animada Ala das Camisas completaram o desfile. O samba enredo da escola de samba Congos, composto por Diogo Nicolau, ecoou na avenida nas vozes de dos intérpretes Sued Sena, Felipe Penha, Vagner Felipe, Jadson Loureiro, Laleska Meireles e Felipe.
Fonte: Secom