A Secretaria de Saúde de Campos confirmou, nesta quarta-feira (25), mais um caso de morte por febre maculosa. É a segunda registrada no município neste ano de 2023. Trata-se de um homem de 50 anos, morador do Distrito de Travessão. Ele morreu dia 9 de outubro, dois dias depois de procurar atendimento médico no Hospital Geral de Guarus (HGG) com os sintomas da doença.
A confirmação foi feita por amostras biológicas do paciente, colhidas e encaminhadas para o Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), no Rio de Janeiro. A primeira morte pela doença em Campos, este ano foi de um paciente de 58 anos, morador do Parque Prazeres, em Guarus, que morreu no dia 2 de setembro.
Já em 2022, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foram notificados 58 casos de febre maculosa em Campos. Deste total, 9 foram confirmados e 49 descartados. Dos 9 casos confirmados, 6 evoluíram para óbito.
Veja a nota da Secretaria de Saúde na íntegra
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), informa que houve confirmação do diagnóstico para febre maculosa do paciente de 50 anos, morador do distrito de Travessão, que foi a óbito no dia 9 de outubro. O exame que confirmou o diagnóstico foi realizado no Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), unidade de referência da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).
O paciente, que era trabalhador rural e tinha contato direto com animais, deu entrada no Hospital Geral de Guarus (HGG) no dia 7 de outubro, mas devido à gravidade do caso, morreu no dia 9.
A secretaria de Saúde esclarece que os sintomas tiveram início no dia 2 de outubro. O paciente buscou um primeiro atendimento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão e, posteriormente, no Centro de Referência da Dengue. Após apresentar piora no quadro clínico, ele foi internado no HGG, com uma evolução ruim. Os sintomas apresentados foram febre, dor no corpo, mialgia, dor articular, náusea e vômito, que acabaram evoluindo para uma hipotensão, choque, e posterior óbito.
Em 2023 houve outro caso confirmado de infecção por febre maculosa no município, cujo paciente, de 58 anos, morador do Parque Prazeres, evoluiu para óbito em 2 de setembro.
Fonte: Ururau