O curso de Inglês do Centro de Línguas do Instituto Federal Fluminense (Celiff) para 20 jovens assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de São João da Barra teve início nesta quinta-feira, 14. A aula inaugural do projeto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, foi realizada no campus avançado do IFF São João da Barra. O curso terá duração de três anos, divididos em seis módulos, com carga horária total de 360 horas.
As aulas serão ministradas no campus do IFF do município toda quinta-feira e sexta-feira, das 14h às 16h. Segundo o professor Otávio Castelane, a carga horária é maior do que um curso particular e, ao término, os alunos sairão com nível internacional, capazes de se comunicar em qualquer situação.
— Ao firmar esta parceria com o IFF, buscamos atender a uma demanda dos jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos pelo Cras. Sabemos das dificuldades para arcar com um curso particular e, por meio desta parceria, eles têm esta oportunidade gratuita. Levamos a ideia para a prefeita Carla Caputi e, de imediato, concretizamos esse acordo com a instituição, pensando em proporcionar um futuro promissor para os nossos jovens — declarou a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Sharlene Barbosa.
Diretor do campus avançado do IFF São João da Barra, Paulo Vidal destaca que já existem algumas ações em conjunto com a Prefeitura. “Esse curso (de Inglês) já é ofertado pelo nosso campus, mas dessa vez, motivados pela demanda apresentada pela Secretaria de Assistência Social, focamos nos alunos assistidos pelos Cras. E quando a gente percebe que tem esse mesmo interesse, de alavancar as potencialidades dos alunos da região, a gente não mede esforços em trabalhar em conjunto”.
Também marcaram presença na aula inaugural a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Michele Bastos, e o coordenador da Juventude, Diogo Pessanha, além da coordenadora do Cras Barcelos, Sônia Oliveira.
Fonte: Secom