3581_100115141930_DSC09549

Foto: Fábio Menezes

Bicampeão estadual pelo Botafogo em 1989 e 1990, o ex-volante Carlos Alberto Santos deu o pontapé inicial na noite de quinta-feira, 8, no Estádio Geraldo Nunes Barreto, no Açu, na solenidade de abertura da Copa Verão de Futebol Amador de 2015. O torneio, já tradicional em São João da Barra, conta este ano com a presença de oito clubes divididos em duas chaves de quatro e teve na partida inaugural a vitória da Portuguesa sobre a Chatuba por 2 a 0, gols marcados por Douglas Almeida e Henrique, ambos na etapa complementar. Pelo mesmo grupo, o A, o Açu venceu o Palacete pelo escore mínimo, na noite de sexta-feira.

Também participaram do evento o prefeito José Amaro de Souza Neco e o subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Adilson Almeida. Carlos Alberto mostrou-se honrado com o convite, salientando que suas origens interioranas foram relembradas no evento.

“Quero agradecer ao prefeito como também ao público presente, incluindo desportistas e atletas amadores, por esta emoção que me foi proporcionada. Minha trajetória no futebol começou em Vianópolis, interior de Goiás, e foi lá que dei meus primeiros passos no futebol até chegar ao Goiás e ser contratado pelo Botafogo para, em seguida, terminar minha carreira no Japão. A realização de campeonatos desta natureza, além de promover aspectos socialmente relevantes, serve também para que atletas sejam formados e municiem clubes de futebol profissional com jovens que terão suas carreiras buriladas em um ambiente de alto rendimento”, disse o ex-jogador, que além de excelente articulação foi atencioso com os fãs e imprensa.

Programação esportiva – Na manhã de sábado, 10, no Balneário de Atafona, foram iniciados os torneios masculinos adultos de voleibol e de futebol de campo (infantil) que também serão realizados no próximo sábado mas, desta feita, no Açu, a partir das 8h, mesma data e horário do torneio de futevôlei na sede que, no dia 24, acontecerá no quinto distrito. No próximo domingo, 18, o caiaque terá destaque na manhã esportiva da cidade.

Ainda em janeiro (24 e 25), Grussaí receberá o campeonato de bodyboarding (esporte que tem São João da Barra como uma das grandes referências nacionais pelos últimos resultados alcançados pelos competidores do município inclusive em âmbito continental). O Açu também receberá esta modalidade nos dias 28 e, em fevereiro (01). Ainda no mar, o surf será o esporte dos dias 17 e 18, em Grussaí, enquanto o quinto distrito prestigiará seus competidores em fevereiro, nos dias 07 e 08, sempre a partir das 8 horas.

Um dos pontos altos da programação de verão será a presença de dois dos grandes clubesdo futebol estadual pela categoria master. Se em 2014 o público prestigiou a dupla Fla-Flu, este ano será a vez de Botafogo e Vasco desfilarem talento com ex-jogadores de sucesso e que levaram seus clubes a grandes conquistas nas últimas décadas. O time da estrela solitária atuará no Estádio Geraldo Nunes Barreto, no Açu, no dia 24 e, no dia seguinte, a sede receberá a mesma representação que terá como adversários combinados regionais. No final de semana seguinte, repetindo a ordem de programação, será a vez dos cruzmaltinos encararem equipes municipais.

Para Adilson Almeida, os desportistas sanjoanenses e turistas terão modalidades variadas de opções que prometem – como nos anos anteriores – agradar plenamente a todos, seja a quem acompanha e prestigia ou mesmo aos adeptos das práticas que têm ao dispor oficinas de futebol de campo, futsal, basquete e voleibol.

“A julgar pelas partidas de futebol e presença de público e atletas interessados no voleibol, posso dizer sem medo de errar que, na sua totalidade, já é um sucesso o nosso verão. A programação esportiva de São João da Barra está entre as melhores de todo o interior e quem nos acompanha comprova, pois todos os pontos que recebem provas e disputas contam com um grande número de pessoas interessadas. Os jovens têm opções diversificadas, sempre com a presença de professores e instrutores, e os de idade mais avançada são igualmente incluídos no contexto sem prescindir da devida e necessária orientação. Nosso município tem o privilégio da vocação para o esporte graças a um clima propício, quadras, campos e praias que, só pelo visual e beleza, já induzem ao culto da saúde. Muito mais será oferecido até o final desta temporada”, garante.

Fonte: Secom – SJB