A coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São João da Barra, Juliana da Silva, esteve nesta terça-feira (25), na Câmara de Vereadores, onde foi recebida pelo presidente da Casa, Alan de Grussaí e o vereador, Chico da Quixaba. A visita teve como objetivo, buscar apoio do Legislativo para que o município volte a desenvolver um projeto de Equoterapia, com atividades de inclusão.
Juliana apresentou um projeto, que inclui um trabalho com equipe multidisciplinar, fazendo atendimento de 80 pacientes por semana, sendo um atendimento por paciente. O projeto inclui transporte rotativo para atender pacientes de todo o município. Dessa forma, não haveria necessidade de pacientes serem atendidos em outro município.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
Pela proposta sugerida pela Apae, o trabalho seria desenvolvido em conjunto pelas secretarias de Saúde e Assistência social para avaliarem o caso de cada paciente, para ver se haverá necessidade de locomoção.
Só neste ano, a Câmara de São João da Barra já aprovou dois requerimentos solicitando ao Executivo, o retorno do atendimento de equoterapia que existia no município. Ambos foram feitos por Alan. “A equoterapia é um serviço de extrema necessidade, pois melhora a qualidade de vida não só da criança, mas de toda a sua família”, explicou Alan, salientando que o Legislativo vai continuar trabalhando para viabilizar o projeto.