Serão três dias de evento com chegada no domingo, na foz do Paraíba do Sul, em Atafona
Líder do movimento, o paduano Guilherme Ferreira Mulin dedica-se há quase três décadas à canoagem, seja como praticante ou por mera satisfação pessoal, e aposta na adesão de muitos interessados na causa que também conta com a presença de praticantes de outras modalidades como o ciclismo e, em São João da Barra, tem o apoio da prefeitura e da Colônia de Pesca de Z-2.
“O passeio é aberto a atletas e amantes da natureza, e conta com equipe de apoio na água e em terra, tendo como grande objetivo ressaltar as belezas do Norte e Noroeste Fluminense e de todo um ecossistema vasto e de extrema riqueza. Objetivamos mostrar à população a importância da preservação e as consequências do mau uso das águas dos rios e recursos hídricos, de um modo geral, bem como os prejuízos causados pelo despejo indevido de resíduos e dejetos em seus leitos. Várias ações serão realizadas ao longo do percurso e contamos com a presença de todos, sem distinção de idade, que desejarem abraçar uma causa tão nobre”, declarou.
Dentre as iniciativas do grupo, composto por pessoas de todas as partes do país, destaque para a soltura de alevinos de espécies nativas, plantio de mata ciliar às margens e doação de mudas, visando contribuir para redução do assoreamento dos rios, garantindo maior limpeza das águas. Já está assegurada a presença do campeão brasileiro da modalidade de descida, Abel Neto, nascido em Itaocara (RJ) e com várias conquistas de expressão, assim como Mulin que, no ano passado, conquistou títulos continentais e nacionais, além de atletas que representaram o Brasil no mundial de canoagem disputado na Itália.
Os municípios contemplados com o passeio serão, além de Santo Antônio de Pádua e São João da Barra, Aperibé, Itaocara, Cambuci, São Fidélis e Campos dos Goytacazes, e os participantes estarão identificados com pulseiras nas cores verde e vermelha e que servirão de identificação para a participação em trechos específicos.
“Todo o suporte oferecido será altamente profissional e as inscrições são feitas através do e-mailriopombarioparaibadosul@yahoo.com.br com um quilo de alimento não perecível sendo a única exigência. Como equipamentos básicos, são obrigatórios capacete, colete e saia, no trajeto de corredeiras de Santo Antônio de Pádua a São Fidélis e, após este trecho, apenas o colete salva-vidas. A cada três horas de atividades serão oferecidas refeições e lanches, e os participantes providenciarão suas barracas de acampamento, colchonetes, roupa de cama, protetor solar e repelente. Ofereceremos, ainda, frutas e água através da equipe de apoio que fará o acompanhamento ao longo do percurso”, ressaltou Mulin, lembrando que o encerramento do Passeio está previsto para as 15h, na Colônia Z-2.
Fonte: Secom-SJB