Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou uma profissional fingindo vacinar um menino de 8 anos em Campos dos Goytacazes.

O pequeno Nycollas foi levado por sua mãe, a dona de casa Cristiane Lopes, na última quarta-feira (2), para ser imunizado contra a Covid-19 no posto de vacinação montado na Cidade da Criança Zilda Arns. No ato da vacinação, a mãe da criança fez uma filmagem que viralizou nas redes sociais, nesta sexta (4). As imagens não deixam claro se a profissional de fato injetou a vacina no menino.

Ontem, quinta-feira, 04, Cristiane Lopes retornou à unidade com o vídeo e relatou que recebeu uma ligação da Secretaria municipal de Saúde para que leve o menino na próxima terça-feira para ser finalmente vacinado. A criança mora na localidade de sentinela do Imbé.

A Prefeitura de Campos se posicionou por meio de nota, reproduzida abaixo na íntegra:

Acerca da suposta não vacinação da criança de 8 anos em um dos postos de imunização no município de Campos, na quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que:
1) Após analisar as imagens, foi constatado que de fato há a hipótese de não vacinação. A Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) fez contato com a família e, seguindo recomendações da Nota Técnica do Ministério da Saúde, a criança passará por consulta médica na próxima terça-feira (8), no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais—CRIE, na sede da Secretaria de Saúde, para conclusão do caso e decisão sobre o intervalo a ser respeitado para a revacinação.
2) A técnica de enfermagem já foi ouvida e, inclusive, foi instaurado procedimento de sindicância para acompanhar o caso. A profissional foi afastada e está sendo acompanhada pelo Departamento de Enfermagem (DENF) da Secretaria Municipal de Saúde. A técnica é uma profissional experiente, com mais de 10 anos de serviço na área, não havendo nenhum registro que desabone a conduta da profissional junto ao DENF.
3) Ressaltamos que este foi um fato isolado e que todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas para que não volte a acontecer a suspeita. No município, até a última quarta-feira (2), foram aplicadas mais de 846 mil doses da vacina (1ª,2ª e dose de reforço) contra a Covid-19, sendo 3.723 em crianças de 5 a 11 anos, sem que erro de imunização ou evento adverso decorrente das vacinas fossem registrados. Os profissionais que atuam na vacinação contra a Covid-19, assim como outras campanhas de imunização, são devidamente treinados e capacitados.
4) Uma conduta praticada em todos os postos de vacinação no município é o vacinador mostrar a seringa antes e depois da aplicação para a pessoa imunizada e, no caso das crianças, para os pais ou responsáveis legais. Isso afasta qualquer dúvida quanto à correta imunização.

Fonte: Jornal Terceira Via