A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), faz um apelo aos pais ou responsáveis para que vacinem as crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo a secretaria, a taxa de positividade nos testes realizados em adultos e crianças tem sido de 50% e, por isso, é preciso avançar com urgência na vacinação das crianças. Até segunda-feira (31), apenas 2.416 crianças haviam sido vacinadas no município.
Desde o início da pandemia, segundo o subsecretário da Subpav, Charbell Kury, Campos já registrou quatro óbitos de crianças. O caso mais recente ocorreu no último domingo (30), quando uma menina de 2 anos de idade, com comorbidades, faleceu vítima da doença. Foi a primeira morte infantil registrada em 2022.
O óbito foi notificado ao Departamento de Vigilância Epidemiológica somente nesta terça-feira (01). A criança, que era portadora de doença crônica, encontrava-se internada em um hospital particular da cidade. A certidão de óbito consta que a causa da morte foi pneumonia por Covid-19, insuficiência respiratória aguda grave, gangliosidose e insuficiência respiratória crônica.
“Nosso sistema de Vigilância recebeu a notificação do óbito por pneumonia de Covid-19 de uma criança de 2 anos de idade internada na UTI em um hospital privado da cidade. A declaração de óbito veio claramente pneumonia Covid-19 e isso é preocupante. Já iniciamos a nossa investigação e tivemos a informação que a criança tinha comorbidades pulmonares e também cardíacas. Mas o que chama a atenção foi a causa mortis. Já fizemos contato com os pais para saber se eles estavam vacinados e prestar apoio”, disse Charbell.
O bancário Alcemir Amaral Queiroz Júnior, 41 anos, pai da criança que faleceu, agradeceu o contato feito pela Saúde. “Foi muito importante para gente saber que tem pessoas que se preocupam com o que estamos passando”, disse Alcemir, destacando que ele e a esposa testaram positivo para a doença, mas tiveram sintomas leves.
“Já estávamos a tempo de tomar a terceira dose, só que pegamos Covid”, afirmou o bancário, destacando que o sintoma da filha foi uma febre de 38 graus. “No hospital fizeram o teste e deu positivo. Ela ficou nove dias internada”. Alcemir lamentou ainda não ter vacina para os menores de 5 anos. Ele confirmou que a filha era portadora de uma doença rara.
Charbell orienta os pais a ficarem atentos aos sintomas que as crianças, em especial os recém-nascidos, podem apresentar. “Bebês com menos de 28 dias de nascido também estão pegando Covid, mas assintomáticos ou com poucos sintomas, como febre. Entre um mês de vida até os 2 anos de idade, os casos têm sido mais graves, resultando até em internação. Os principais sintomas nessa faixa etária têm sido febre alta, acompanhada de desconforto respiratório e tosse. Dos 2 aos 11 anos, elas têm apresentado quadros respiratórios mais leves. No entanto, crianças na faixa etária dos 8 anos de idade podem desenvolver Síndrome Inflamatória Multissistêmica, que pode levar a complicações cardíacas”, acrescentou.
Fonte: Ascom