Assista aos vídeos (AQUI), (AQUI) e (AQUI)

Várias casas ficaram alagadas pela água da chuva que já dura mais de 7 dias em São João da Barra e fez o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autorizar a prefeitura a abrir a barra na Lagoa do Açu de forma emergencial. A ação visa desafogar a Lagoa Salgada, permitindo o escoamento das águas represadas. A prefeitura está com equipes e maquinários no Açu desde o início da manhã desta segunda-feira, 1º, para realizar o escoamento da água da chuva e prestar assistência aos moradores e produtores rurais afetados.

A intensidade da chuva provocou grande alagamento em todo o quinto distrito, atingindo áreas rurais, casas e ruas. Para drenar a água que acumulou em algumas ruas e casas e ajudar as famílias que tiveram suas casas alagadas estão sendo utilizadas bombas e mangueiras. O alto índice pluviométrico provocou aumento no nível do lençol freático, causando o transbordamento da Lagoa Salgada e impossibilitando o escoamento natural das águas de chuva, o que afetou ainda mais os produtores rurais.

Foto: Defesa Civil

As famílias que precisaram deixar suas casas estão sendo abrigadas na Creche Municipal Maria Alaíde do Espírito Santo e recebendo todo o suporte que necessitam. Seus pertences também estão sendo transportados pela Prefeitura.

As equipes vão continuar no Açu prestando auxílio aos moradores e produtores e monitorando a situação da lagoa. A previsão é de mais chuva para os próximos dias e por isso há necessidade de monitoramento permanente.

Foto: Defesa Civil