Após empate em 0 a 0 no tempo normal com o Açu, vitória veio na decisão por pênaltis
Na grande final do campeonato amador de futebol de São João da Barra, Barcelos e Açu mediram forças em partida disputada na noite de sexta-feira, 07, no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá. Após o único zero a zero e apenas o segundo empate em todos os dezoito jogos do certame, a representação verde do sexto distrito sagrou-se campeã ao conquistar o título nas penalidades máximas vencendo por 8 a 7.
Mesmo sem gols, o jogo apresentou boas chances, sobretudo nos minutos iniciais das duas etapas. O campeão Barcelos começou imprimindo ritmo de jogo mais intenso e teve duas boas chances com o atacante Geovani que não foram aproveitadas. Com uma equipe mais experiente e dona de toque de bola mais cadenciado, o Açu logo tratou de igualar as ações e também explorar a velocidade dos seus homens de frente em jogadas pelos flancos que buscavam os avanços do lateral Argentino e as infiltrações de Tarcisio.
No segundo tempo, foi a vez dos alvinegros começarem mais consistentes. No entanto, Barcelos soube ocupar o setor de meio de campo e dificultar a saída de jogo do adversário que, mesmo contando com a criatividade de Leo, Leozinho e Edu, pouco produzia.
Sem gols no tempo normal, Barcelos voltou a festejar título após dois anos através das cobranças do tiro livre da marca do pênalti. Com cobranças precisas, o campeão foi mais eficiente ao vencer a disputa por 8 a 7, com o gol de Cleiton levando ao delírio sua torcida que coloriu de verde o estádio, que recebeu excelente público. A triunfante campanha teve sete jogos, com cinco vitórias, um empate e uma derrota, com doze gols marcados e sete tentos sofridos.
Ao final da partida, que teve arbitragem impecável de Carlos Magno, juiz do quadro da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o subsecretário de Turismo, Esporte e Lazer de São João da Barra, Adilson Almeida – representando o prefeito José Amaro de Souza Neco – entregou o troféu de campeão ao capitão Vaguinho e cumprimentou todos os jogadores finalistas das duas equipes. No discurso de encerramento, Almeida fez questão de salientar a organização e lisura do certame, exaltando toda a estrutura oferecida pela prefeitura municipal.
“O campeonato de futebol amador de São João da Barra está entre os melhores do Rio de Janeiro e este é um fato inquestionável. Uma partida como esta, que para muitos era preocupante pela rivalidade que existe entre os dois clubes, tornou-se tranquila. O presidente da Liga Sanjoanense de Desportos, Raphael Pereira, mostrou-se sólido e seguro em todas as suas decisões ao longo de seu mandato à frente da entidade, conduzindo o futebol amador da cidade de forma equilibrada durante os três campeonatos disputados e que sempre contaram com o valoroso apoio da Polícia Militar, árbitros de nível elevado, presença de ambulâncias equipadas com UTI móvel, Guarda Municipal e foram estas forças somadas que elevaram ainda mais a qualidade do nosso esporte ao longo de mais um ano. Barcelos está de parabéns pela campanha, pelo título, assim como o Açu que soube valorizar com extrema dignidade e respeito a conquista de seu oponente”.
Fonte: Secom – SJB