Em menos de 24 horas outra igreja é alvo de arrombamento e furto em Campos dos Goytacazes. Desta vez, a ação aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 03, onde a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica no pátio em frente a Igreja São Francisco de Assis, na rua 13 de Maio, no Centro de Campos, foi arrombada. Câmeras de segurança instaladas na igreja gravaram os criminosos na ação.
De acordo com o pároco Pe. Walas Maciel, a Igreja pertence à Paróquia São Benedito, mas é administrada pela Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. “Ele tentou entrar na Igreja, mas como a porta é de madeira maciça e com uma tranca difícil de abrir pelo lado de fora, ele então arrombou a grade da gruta e levou as moedas que os fiéis jogam. O local é onde também são deixadas velas acesas em agradecimento a alguma graça”, disse o Pe. Walas.
O Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, falou sobre o arrombamento. “Quiseram também entrar na Igreja, mas não conseguiram. Peço um posicionamento mais claro e definido por parte das autoridades policiais. Estamos à mercê para o que der e vier. Veja é outro atentado, a outra Igreja e a liberdade religiosa”, declarou o bispo Dom Roberto.
A igreja São Francisco é a quinta capela alvo de vandalismo em 2021. Na madrugada dessa quinta, a igreja São Benedito foi arrombada e teve valores e objetos furtados, com prejuízo de R$ 7.831,55. Ainda nesta semana, a capela São Sebastião, em Santo Antônio de Pádua, foi alvo de criminosos. Em junho deste ano, o furto foi na localidade de Martins Laje, próximo à BR 356. Em fevereiro, a capela de Santo Amaro, no distrito de Tocos, na Baixada Campista, teve as grades das janelas cerradas para que os invasores pudessem ter acesso ao interior do templo.
História – Igreja situada na rua 13 de Maio, no centro de Campos. Construída em 1771, pelo arquiteto italiano Frei Vitório de Cambiasca, em estilo barroco. A igreja foi erguida no mesmo lugar onde em 1652 havia sido construída a 1ª capela em louvor ao Santíssimo Salvador, a 1ª igreja de Campos. A igreja foi tombada pela Prefeitura de Campos, por decreto, em agosto de 2008.