A Prefeitura de São João da Barra confirmou que o município segue com a classificação de bandeira laranja, ou seja, com risco moderado de contrair o novo coronavírus.
Estão sendo vacinados os moradores acima de 29 anos e repescagem para quem integra grupo ou faixa de idade já vacinados. Prossegue o cadastro nas unidades de saúde com os moradores acima de 18 anos para a elaboração do calendário, que avança na faixa de idade de acordo com a quantidade disponibilizada de vacinas. É necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência.
A campanha de vacinação contra a Covid-19 em São João da Barra chegou a 36.810 doses aplicadas. Foram 25 mil na primeira dose 11.810 na segunda e na dose única (esquema vacinal completo).
No total da população do município, que é de 36.423 habitantes de acordo com o IBGE, a cobertura é de 68,6% na primeira dose e 32,4% na segunda. No público acima de 18 anos, os índices são respectivamente de 88,8% e 41,9%.
Em termos proporcionais em relação à população, o desempenho de São João da Barra supera o do país, que vacinou 53,6% com a primeira dose e 23,1% com a segunda, e o estado do Rio de Janeiro, com 50% e 21,9%.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).