Cresceu em uma semana o número de óbitos por Covid-19 em São João da Barra, subindo de dois para seis. Os casos do novo coronavírus tiveram uma pequena queda. Foram registrados 70 casos nesta semana, diferente da outra semana, onde foram contabilizados 84 casos. A média diária no fechamento da semana é de 10 casos.
São João da Barra registrou quatro óbitos no último dia 26 em decorrência da Covid-19: uma mulher de 82 anos, moradora do quinto distrito; uma mulher de 86 anos, moradora do primeiro distrito; um homem de 54 anos, morador do primeiro distrito; uma mulher de 71 anos, moradora do terceiro distrito. Todos apresentavam comorbidades e estavam internados no Hospital de Campanha Covid-19.
No dia 27, um óbito que estava em investigação foi contabilizado. um homem de 99 anos, morador do terceiro distrito. Ele apresentava comorbidades e estava internado fora do município.
Já no dia 29, o óbito registrado foi de um homem de 55 anos, morador do primeiro distrito. Ele apresentava comorbidades e estava internado no Hospital de Campanha Covid-19.
No boletim divulgado ontem, 30, pela Prefeitura de São João da Barra, foram confirmados 16 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 18 pacientes recuperados. São 4.632 testes positivos para a doença desde o início da pandemia, com 4.057 recuperados e 162 óbitos.
Há 12 pacientes internados, quatro em leitos de UTI. Aguardam resultados de exames laboratoriais 90 casos suspeitos. Foram descartados 6.428 casos.
Nos últimos seis meses foram 253 internações no Hospital de Campanha. Em janeiro foram 26 e em fevereiro, 23. No mês de março, quando o número de casos deu sinais de aumento, foram 55, chegando ao maior número dentro de um mês em abril: 75. Em maio um número ainda alto, de 68, mas já com tendência de queda e diminuindo para 55 em junho.
Redução na idade de internados por Covid em SJB
À medida que a vacinação contra a Covid-19 avança em São João da Barra dentro dos grupos prioritários, ocorre uma mudança na faixa de idade dos pacientes que deram entrada no Hospital de Campanha Covid-19 no decorrer do primeiro semestre desse ano. Em janeiro e fevereiro, quando começava a aplicação da primeira dose, pessoas a partir de 60 anos representavam 75% das internações. Esse índice caiu de forma gradativa nos meses seguintes. Em março e abril foi de 56%, chegando a 35% em maio e junho.
No sentido inverso, a unidade de saúde que é referência no tratamento da doença no município, registrou, na faixa entre 40 e 59 anos, o equivalente a 20,4% das internações nos dois primeiros meses do ano. Em abril e maio esse percentual passou para 33% e fechou maio e junho com 56%. Já na faixa entre 20 e 39 anos os percentuais oscilaram: 4% em janeiro e fevereiro, 10% em março e abril e 7% em maio e junho.
Os efeitos da campanha de vacinação, que teve como prioridade exatamente o público idoso — alcançando já em maio 100% com a primeira dose —, foi o principal fator para essa diminuição nos índices de internação relacionados à faixa de idade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.